Bastidores 18/12/21
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
SEM PUXADOR
O Deputado Federal pelo Novo Tiago Mitraud, o mais votado da legenda em Minas Gerais nas eleições de 2018 com aproximadamente 70 mil votos, já decidiu não disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Parte dos militantes do partido chegou a sugerir que ele dispute a cadeira mineira que estará em jogo no Senado. Mas ele já declinou. Decepcionado com o Legislativo, Mitraud deve aguardar a reeleição praticamente certa do governador Romeu Zema para assumir a Secretaria Estadual de Educação.
CALENDÁRIO
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou as datas das eleições de 2022. No dia 2 de outubro os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Um eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro.
continua depois da publicidade
TAXA DE RELIGAÇÃO
A vereadora Dra. Regina Cioffi apresentou um pedido de informações para que o DME possa esclarecer os valores cobrados dos consumidores referentes à taxa de religação nos casos de corte por falta de pagamento. Conforme essa coluna antecipou, o DME, que diz prezar tanto pela população, chegou a cobrar nos últimos meses o valor de R$ 60 para que energia fosse reestabelecida no imóvel em até 4h. O que chama a atenção, no entanto, é o valor da taxa, que parece ser estipulada de acordo com a cara do freguês.
HORAS EXTRAS
A secretaria municipal de Saúde decidiu apertar o cerco no que tange um assunto delicado: as famosas horas extras. O plano que deve ser colocado em ação será o de contratar funcionários pelo período de 90 dias para todas as funções que estão com horas extras em excesso. A previsão é de que tais contratações, em torno de 200, aconteçam em fevereiro de 2022. Já foi solicitado que cada setor apresente sua demanda. Afinal, em ano de eleições, cabos eleitorais são de suma importância para a Casa Amarela. Também há pressão no que diz respeito a atestados médicos. Uma ordem, de cima pra baixo, solicita aos gestores uma diminuição imediata dos mesmos a qualquer custo.
RENOVAÇÕES
Algumas comissões provisórias de partidos locais vencem nesse mês. Já há gente de olho numa possível dança das cadeiras.