Bastidores 18/11/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

ARQUIVO CONFIDENCIAL
A Coluna Bastidores de ontem, 17, chamou a atenção para a postura egocêntrica do secretário de Cultura, Gustavo Dutra, durante a reunião do Conselho Municipal realizada no dia 8 de novembro. O jovem, que gosta bastante de falar de si, em um ato falho – ou não – acabou esquecendo de defender o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) na questão da censura à fala do jornalista Luís Nassif na primeira exibição do filme “Para Sempre Poços”, durante a programação dos 150 anos de Poços de Caldas. Pelo contrário, deixa claro que a não exibição aconteceu por uma decisão da Secretaria de Governo.

E POR FALAR EM CULTURA…
Chamou a atenção de muitos a postura da Secretaria Municipal de Cultura em relação aos critérios para a distribuição do auxílio emergencial do governo federal aos artistas da cidade durante a pandemia da Covid-19 através da Lei Aldir Blanc. Entre eles, a obrigatoriedade da apresentação de notas fiscais e certidão de débito municipal para acesso ao benefício – especialmente se compararmos o edital daqui com o de outras cidades. Ê, má vontade!

continua depois da publicidade

SEM DESPEDIDA
Embora os telões de LED na fachada do Cine Ultravisão deem a esperança de que as atividades serão retomadas em breve, o fato é que o espaço não contará mais com sessões de cinema. O espaço tem sido oferecido para aluguel pelos proprietários – o que, talvez explique, o fato do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) ter sido visto no local junto ao secretário de Governo, Paulo Ney. Nos últimos dias, a presença de engenheiros da Secretaria de Planejamento no local também chamou a atenção da vizinhança.

PARTAGE
Dessa forma, o Centerplex passará a ser o único cinema da cidade. Por sinal, localizado no Shopping Poços de Caldas, que desde ontem passou a funcionar sob o nome Partage Shopping Poços de Caldas. O evento para o anúncio de transição da marca, extremamente bem-organizado, contou com a presença dos gestores, de autoridades e da imprensa. Nele, o prefeito anunciou a instalação no local em breve do posto de emissão de passaportes da Polícia Federal. Ponto para a Administração Municipal.

COPA DO MUNDO
De outubro para cá, o comércio local vive um clima inédito de Halloween, eleições, Natal e Copa do Mundo. Tudo junto e misturado. Em relação à Copa, a Prefeitura de Pouso Alegre já organizou o evento Brasileirinho PA, com food trucks, beer trucks, espaço pet e, claro, telões para as pessoas acompanharem gratuitamente os jogos da seleção. Já em Machado, a Prefeitura anunciou a Arena Copa na Praça Antônio Carlos com a exibição das partidas em um telão e DJ após os jogos. Por enquanto, aparentemente, não há nada em vista por parte da Prefeitura de Poços de Caldas para a ocasião. Uma pena. Afinal, em um clima tão polarizado, talvez esse tipo de ação fizesse as pessoas deixarem um pouco de lado a rivalidade política atual.