Bastidores 17/12/21
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
A SESSÃO QUE NÃO TERMINOU
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas da última terça-feira nos revela que o otimismo que pairava no início do ano sobre a atual legislatura pode ter morrido de vez. Reflexo disso são as discretas discussões entre alguns vereadores que pode dar dor de cabeça ao vereador Diney Lennon (PT). Um documento já está sendo preparado para a corregedoria com provas de quebra de decoro durante a última sessão e que podem levar à cassação do vereador. Hoje, ao menos dez parlamentares estariam dispostos a levar a discussão para o plenário da casa.
continua depois da publicidade
MUITO BARULHO POR NADA
O fato é que a postura de praticamente todos os vereadores ajudou a arranhar ainda mais a imagem da casa. De parte das pessoas presentes, idem. A esposa do vereador petista, inclusive, ao chamar o presidente Marcelo Heitor (PSC) de fascista, reflete um dos motivos principais de o PT estar à deriva no município. A legenda, que foi incompetente o bastante para lançar um candidato majoritário no ano passado e incapaz de fazer duas cadeiras na Câmara apesar da extraordinária votação de Diney, apela para gritaria, o radicalismo e até mesmo a tentativa de invasão a um gabinete por parte de um advogado filiado ao partido. Enquanto Lula trabalha para ter o ex-tucano Geraldo Alckmin como vice em 2022, os membros do Partido dos Trabalhadores na cidade parecem trabalhar para que o atual grupo que comanda a cidade permaneça na Casa Amarela por ao menos mais dez anos.
PROVOCAÇÕES
Logo após os gritos de fascista proferidos pela esposa do vereador Diney Lenon, o vereador Tiago Braz (Rede) tentou provocar o secretário de Governo Celso Donato (PSDB). O diretor do DMAE, Paulo Cesar Silva, experiente como é, foi quem o aconselhou a não cair em tais provocações. Donato, no entanto, ao longo da sessão chamou a atenção por ficar sem máscara por diversas vezes para falar ao telefone. Deveria ser mais cuidadoso e dar o exemplo.
EX-AMIGOS?
A sessão da última terça-feira também abalou a amizade fraterna entre Tiago Braz e Douglas Dofu (DEM). O segundo, com sintomas gripais, ficou magoado com os vereadores da oposição, incluindo Braz, que queriam que o parlamentar se retirasse do plenário apesar dele ter apresentado dois testes negativos de Covid-19. Dofu chegou a desabafar sobre o episódio na tribuna.
MISTÉRIO
Consta que a vereadora Luzia Martins (PDT) havia se posicionado previamente nos bastidores com voto a favor do Plano Diretor. No entanto, ao discursar, fica nítido que ela sacou um texto impresso previamente se posicionando contra. Será que ela o digitou e o imprimiu durante a sessão?