Bastidores 16/09/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
RESPOSTA
Após a publicação da edição extra da Coluna Bastidores de ontem, 15, no site do Jornal da Cidade, em que após intensa apuração, foram publicados print de conversa em que o aplicativo 20 Buscar firma parceria com seus motoristas para que sejam aplicados cardoors do candidato a deputado federal Celso Donato (PSD) em troca de 40 litros semanais de gasolina aos seus prestadores de serviço e também a publicação de um recibo de um posto de gasolina confirmando a ação, o assessor de comunicação do candidato governista, Luís Felipe Gallo, enviou um com comunicado oficial para o Jornal da Cidade.
continua depois da publicidade
NOTA DO CANDIDATO CELSO DONATO
“A legislação eleitoral permite a contratação de motoristas, assim como a cessão de veículos para a campanha eleitoral, devidamente registrados para tal. Todo o trâmite foi feito dentro da legalidade e devidamente documentado”.
CONFUSÃO
Após a publicação do caso, motoristas do aplicativo 20 Buscar se dirigiram à sede da empresa no Parque Vivaldi Leite Ribeiro. Os que ainda não participavam da tal parceria, alegaram descontentamento por não terem sido avisados da mesma. Com o assunto tomando grandes proporções e, principalmente, questionamentos sobre a ilegalidade da ação, os que haviam aplicado o cardoor e realizado o abastecimento faziam questão de deixar claro que não devolveriam o dinheiro caso a parceria fosse cancelada.
HORAS DEPOIS…
“Eu estava fazendo uma corrida ainda pela manhã e pediram para eu retirar o cardoor. Para mim, só serviu para ganhar dinheiro mesmo”, disse um motorista que pede para não ter sua identidade revelada. Outros confirmaram a este jornalista, através de áudios, a existência de uma ordem da empresa para retirada imediata do material dos carros. Durante todo o dia de ontem, a sede do 20 Buscar permaneceu fechada. Até o fechamento da nota, a direção do aplicativo não emitiu nenhum comunicado.
continua depois da publicidade
SEM CONFIRMAÇÃO
Informações ainda não confirmadas dão conta de que um verdadeiro corre-corre foi registrado também durante a tarde de ontem convocando alguns motoristas para a assinatura de contratos, o que justificaria a nota da assessoria de comunicação do candidato Celso Donato. Um grupo de advogados consultados por este jornalista rebate a nota – que, para alguns, parece mais uma confissão de culpa, uma vez que mesmo particular, veículos que prestam serviço de transporte por aplicativo, de acordo com a legislação eleitoral, não podem ter a aplicação de material de campanha. Na prestação de contas parcial de Celso Donato, não consta qualquer tipo de pagamento ao Auto Posto Centenário EPP.
APURAÇÃO
Ao longo desta quinta-feira, motoristas e usuários entraram em contato com a Coluna Bastidores relatando uma série de questões do aplicativo 20 Buscar. As informações seguem sendo apuradas e o espaço continua aberto aos administradores da empresa.