Bastidores 16/07/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

APREENSÕES
Na sexta-feira, 15, o Centro de Poços de Caldas foi alvo de uma operação com o objetivo de coibir o comércio ilegal de ambulantes nas principais vias da cidade. Ao longo da semana, foi possível observar um aumento considerável de venda dos mais diversos produtos: meias, relógios, descascadores de legumes e óculos de sol. Dois rapazes, entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro, comercializavam perfumes falsificados. O tipo de abordagem aos pedestres era extremamente inconveniente. Na quinta-feira, na esquina da Rua Asis Figueiredo com a Rua Prefeito Chagas, um carro com placa de João Pessoa (PB) vendia casacos de couro.

continua depois da publicidade

RECLAMAÇÕES
Lojistas do centro e a ACIA já haviam pressionado o Executivo para tomar providências em relação ao comércio ilegal. Corretamente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos resolveu agir com apoio da Polícia Militar. Importante ressaltar que os comerciantes com lojas estabelecidas em Poços de Caldas, além de terem que enfrentar uma quantidade excessiva de impostos, pagam aluguéis fora da realidade, cujos imóveis, inclusive, estão concentrados nas mãos de um pequeno grupo de pessoas.

SEMÁFOROS
Também ao longo da semana, foi possível encontrar nos principais cruzamentos do Centro menores de idade vendendo balas. Alguns com roupas rasgadas e extremamente sujas. Nitidamente, em ambos os casos, as pessoas não eram da cidade. Talvez seja hora de uma ação também por parte da Secretaria de Promoção Social e do Conselho Tutelar.

MAIS UM
O MDB mineiro anunciou na quinta-feira apoio total e irrestrito à reeleição de Romeu Zema (Novo). Ao passar a integrar a coligação, o pré-candidato a deputado federal Ulisses Borges (MDB), um dos principais entusiastas desse apoio, poderá de forma oficial integrar a base do governador. Uma fonte que merece crédito e sempre está por dentro dos assuntos de Belo Horizonte garante que Borges é um dos candidatos favoritos de Zema no Sul de Minas.

continua depois da publicidade

ANÁLISE
Com isso, o palanque do governador em Poços de Caldas ficou ainda mais robusto. Dra. Regina (Progressistas), Marcelo Heitor (PSC), Ademir Angelini (Solidariedade), Rafael Cândido (Solidariedade), André Vilas Boas (Novo), Ulisses Borges (MDB) e Alberto Silva (PTB), cujos partidos integram a base de apoio de Zema, devem tentar colar sua imagem a dele e serem bons cabos eleitorais.

QUEM PODE NÃO QUER, QUEM QUER NÃO PODE
Já a pré-candidata a deputada federal Yula Merola (Avante) deverá optar pela neutralidade na disputa estadual. Embora o partido já faça parte do governo estadual, ela não consegue se simpatizar pelas pautas do Partido Novo e teve carta branca da direção estadual para seguir o caminho que bem entender. Caso diferente de Celso Donato (PSD), que tem Alexandre Kalil (PSD), mas quer apoiar Zema. Tadinho.