Bastidores 16/09/22 – edição extra

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

DENÚNCIA

Em toda eleição, denúncias sobre compras de votos circulam pelas ruas – especialmente no que diz respeito a carreatas e a utilização de determinados materiais de campanha, como por exemplo, os cardoors – também chamados de see-thrus – adesivos perfurados colocados em vidros traseiros de carros com a foto e o número dos candidatos. A utilização deste material em carros comerciais é proibida por lei. Pagar para que ele seja aplicado é crime. Ambas as proibições, no entanto, não têm impedido a campanha do candidato a deputado federal, Celso Donato (PSD), da prática ilegal.

APLICATIVO
O aplicativo de transporte de passageiros 20 Buscar tem enviado aos parceiros, uma mensagem do diretor André Luiz, em que convida os parceiros a participar de uma promoção. Caso um cardoor do candidato seja aplicado, o motorista ganharia 40 litros de combustível por semana. Os documentos necessários para participar da promoção seria uma foto da CNH do condutor e do CRLV do veículo. A Coluna Bastidores teve acesso a uma das mensagens que revelam a parceria.

 

HISTÓRICO
O 20 Buscar é um aplicativo de transporte de passageiros criado em Poços de Caldas em 2020. Sua sede está localizada no Parque Vivaldi Leite Ribeiro e tem Michele de Oliveira Bezerra como sócia administradora. Quem administra de fato o negócio é seu esposo, Itamar Bezerra da Silva. O pico do negócio foi durante a crise dos combustíveis no ano passado, quando as corridas do 20Buscar eram oferecidas aos passageiros com valores mais altos, porém com menor espera. Naquele momento, o motorista que utilizasse a plataforma pagava apenas uma mensalidade – diferente do Uber e do 99, aplicativos semelhantes, que cobram uma porcentagem por corrida. Hoje, com uma carteira fidelizada, o 20 Buscar já trabalha com porcentagem se igualando aos concorrentes.

CORRIDAS FANTASMAS
Uma das maiores reclamações de alguns motoristas do aplicativo 20 Buscar estão nas chamadas “corridas fantasmas”. A ação ocorre quando um pequeno grupo roda pela cidade sem passageiros para no fim do dia ludibriar os demais colegas com prints de falsos lucros. Uma forma de tentar manter o motorista fiel à plataforma. Por parte dos passageiros, a principal reclamação é em relação a carros com mais de dez anos prestando serviço. A falta de segurança também é citada como um problema.

POLÊMICO
Itamar Bezerra da Silva é famoso por suas polêmicas. Defensor do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais (PL), não esconde sua defesa da administração municipal em grupos de WhatsApp e sua proximidade e amizade com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e com o candidato Celso Donato (PSD). O espaço da Coluna Bastidores está aberto para a resposta dos administradores do aplicativo 20 Buscar, para a campanha de Celso Donato (PSD) e demais envolvidos e citados.

publicidade