Bastidores 15/06/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

OBSTRUÇÃO I
Um dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que também integra a Comissão de Finanças, solicitou à Welles Meire Cava, uma das representantes do governo, planilha detalhada das escalas de 2021 dos funcionários contratados pelas empresas terceirizadas que atuam na área da saúde. Tais empresas, como se sabe, são alvos de investigação por parte da CPI da Saúde que acontece na Câmara Municipal. O primeiro posicionamento de Welles, ao receber o pedido informal, foi de questionar o motivo pelo qual o conselheiro gostaria de ter acesso à planilha e quais as dúvidas que ele teria em relação ao tema.

continua depois da publicidade

OSBTRUÇÃO II
Em virtude da morosidade e após resistência de Welles quanto à entrega dos documentos, o conselheiro os solicitou então através de um ofício formal. Até o momento, sob a justificativa de difícil acesso, transferindo o motivo da demora para a Secretaria Municipal de Administração, a Comissão de Finanças do CMS continua a aguardar o envio do material. Mais tempo se passou e agora, a desculpa é de que a demora se dá em virtude da necessidade de uma checagem com detalhes de tais escalas.

DÚVIDA
Se a Prefeitura já repassou para as empresas contratadas os pagamentos baseados nas escalas apresentadas, realmente há a necessidade de checagem? Qual o real motivo da demora? O material apresentado sofrerá alterações em relação ao original? Muitas perguntas seguem sem respostas.

DICIONÁRIO
Dificultar o acesso às informações do poder público caracteriza-se obstrução. Obstrução é crime. E rebaixar o papel do Conselho de Saúde é imoral.

continua depois da publicidade

AMEAÇAS
O pré-candidato a deputado federal pelo PTB, Alberto Silva, anunciou em grupos de WhatsApp que o também pré-candidato a deputado federal Celso Donato (PSD) entrou com um pedido na Justiça para que um vídeo publicado com o polêmico áudio dos ingressos seja retirado imediatamente do ar. A mesma ação pede para que Beto seja proibido de divulgar qualquer outro material de vídeo ou áudio sobre o candidato governista. A representação criminal/notícia de crime corre na 2ª JD da Comarca de Poços de Caldas. O juiz Paulo Rubens Salomão Caputo encaminhou o pedido ao Ministério Público para manifestação acerca do pedido de concessão da medida cautelar.

PERGUNTA
Estaria Donato, ao solicitar que novos vídeos e áudios não sejam publicados, admitindo que eles existem? Suspense.