Bastidores 15/03/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
SAÚDE
O secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, cancelou suas férias e sua viagem de descanso ao Nordeste. Ele voltou ao batente ontem, 14. No entanto, já é dada como certa sua exoneração em breve do cargo. Não para ser candidato. Mas para cuidar de si. Durante o fim de semana, cresceu nos corredores da Casa Amarela a possibilidade do cargo ser ocupado oficialmente por Rosilene Faria, atual adjunta. No seu lugar, assumiria Welles Meire Cava. O nome do vereador Flavio Togni de Lima e Silva, o Flavinho, continua a ser cogitado, mas com menor força.
EU AVISEI…
Desde o início das especulações em torno do nome de Mosconi como pré-candidato, este espaço bateu na tecla de que ele nunca teve a intenção de ser candidato este ano. Teve gente que não acreditou.
continua depois da publicidade
DME
Deve ser votado na Câmara Municipal nesta terça-feira, 15, uma autorização para que o DME efetue a compra de 42% da Sociedade Energética Rio das Flores por aproximadamente R$ 24 milhões. Conforme foi encaminhado para os vereadores, o DMEE informa que foi realizada uma avaliação econômica financeira e outra técnica, que atesta a viabilidade da aquisição da participação societária de 29,06% pertencente a Casaforte Energia S/A.
OBSERVAÇÃO
O problema nesse caso é que a Comissão de Finanças e Orçamento apresentou um relatório pouco claro e didático sobre tal aquisição. Que gerou, inclusive, muita especulação nas redes sociais e grupos de WhatsApp ao longo do dia de ontem sobre a legalidade da compra.
PARA ENTENDER
Após apuração, foi confirmada a realização de uma Due Diligence. Um processo que envolve estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações de uma determinada empresa. Um levantamento exigente de auditoria feito para investigar e diagnosticar a gestão financeira, contábil e fiscal, trabalhista, previdenciária, ambiental, jurídica, imobiliária, de propriedade intelectual e até mesmo tecnológica da empresa.
PORTANTO…
Uma Due Diligence tem um aspecto mais eficaz do que uma auditoria externa. Ela foi realizada pela Berkan Auditoria & Consultoria (empresa sediada em Blumenau) e entregue no dia 30 de setembro de 2020. O relatório tem 85 páginas. Portanto, o processado no aspecto legal foi correto.