Bastidores 14/12/21
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores políticos de Poços de Caldas, Minas e do país.
VALE A PENA?
A vereadora Dra. Regina Cioffi, nas comissões extraordinárias realizadas ontem, defendeu a proposta do novo Plano Diretor de forma agressiva com direito a um tom de voz mais alto do que o habitual. Nem mesmo o líder do prefeito na Câmara, Flávio Togni de Lima e Silva, é um defensor tão ferrenho assim de Sérgio Azevedo. A pergunta que fica é: vale a pena tanta lealdade assim por parte da parlamentar? A Casa Amarela corresponde a essa lealdade? Não seria arriscado comprometer sua história política por um grupo que não consegue olhar além do próprio umbigo? Eis questões que o tempo irá responder.
continua depois da publicidade
NERVOSINHO
O pré-candidato a deputado federal pelo Novo, André Vilas Boas, entrou em contato na manhã de sábado classificando como fake news a informação publicada nesta coluna de que o partido do governador Romeu Zema estaria com dificuldades de formar chapa para deputado estadual e federal. No entanto confirmou outras duas informações publicadas na mesma nota: a de que o Novo coligará pela primeira vez com outros partidos (imposição, inclusive, do governador Romeu Zema para disputar a reeleição pela legenda) e a de que eleger deputados para a Assembleia é mais importante para o partido no Estado do que eleger deputados federais.
O MENINO DA BOLHA
No entanto, após ouvir de três fontes distintas em Belo Horizonte na semana passada (uma do governo e outras duas de partidos que coligarão com o Novo em 2022), este jornalista reafirma que o Novo não conta com chapa completa para deputado federal em Minas Gerais e que já pediu socorro para demais lideranças partidárias. Essa dificuldade, no entanto, não se restringe ao estado mineiro e um dos motivos que afastam os políticos de se candidatar pela legenda é a não permissão de utilização do fundo eleitoral. Ao invés de acusar um jornalista de fake news, Vilas Boas deveria sair da bolha, entender a real situação do Novo em nível estadual e compreender que as dificuldades para formação de chapa tem sido problema para quase todos os partidos. Mas para quem frequenta reuniões do grupo situacionista achando que vai conseguir algum apoio, talvez seja exigir demais do jovem. Há coisas na política que só não enxerga quem não quer.
E POR FALAR NISSO…
Ao menos dois partidos tem entrado em contato com pré-candidatos de Poços de Caldas com convite para candidatura a deputado federal: o Podemos e o Pros.