Bastidores 14/10/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
ARGUMENTOS
Logo no início do período eleitoral, ainda no mês de agosto, o secretário municipal de Esportes, Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho, compartilhou em um grupo de WhatsApp formado por moradores de um determinado bairro da cidade, um vídeo da campanha do então candidato a deputado federal Celso Donato (PSD), em que o jornalista Luis Filipe Galo exaltava a importância dos eleitores de Poços de Caldas votarem em candidatos locais. Um dos integrantes do grupo, então, comentou que, dessa forma, nas eleições para a Câmara Municipal, os votos do bairro também deveriam ficar com os candidatos do bairro – o que não aconteceu em 2020, por exemplo, quando um candidato do prefeito resolveu passar como um trator à caça dos eleitores desse mesmo bairro.
COAÇÃO
Não satisfeito com o comentário do morador – apoiado, inclusive, por outros integrantes do grupo, Pelezinho resolveu conversar no privado com o morador. O detalhe que chama a atenção é que ele também é servidor público de carreira. O tom utilizado pelo secretário na mensagem foi de coação. “Quer dizer então que tem que ter (sic) um vereador por bairro? 80 vereadores então está bom para você? O que a gente não está fazendo pelo seu bairro? Tenha um pouco de noção”, diz o áudio. Antes, o secretário chegou a fazer um resumo sobre a vida do servidor dando a entender que este sofreria represálias pelo seu posicionamento junto aos moradores.
continua depois da publicidade
VIZINHOS I
O apoio de figuras políticas locais à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) tem causado situações extremamente curiosas. Na cidade vizinha de Guaxupé, o ex-prefeito Jarbas Corrêa Filho (PSDB), o popular Jarbinhas, que está rompido politicamente com o atual prefeito Dr. Heber Hamilton Quintella (PSDB), a quem fez como seu sucessor, dizia aos quatro cantos que jamais apoiaria o atual presidente. Mas como política é igual a nuvem, na semana passada ele não só mudou de ideia como subiu em um palanque para pedir votos para Bolsonaro ao lado do deputado estadual Antônio Carlos Arantes e do deputado federal Emidinho Madeira (PL) no famoso Clube dos Macacos – onde seu ex-pupilo também estava.
VIZINHOS II
Jarbinhas, por sinal, não esconde de ninguém que tenta formar um novo grupo político, incluindo opositores da atual gestão, para tentar retomar o controle da Prefeitura em 2024. Importante ressaltar que Guaxupé foi uma das poucas cidades do Sul de Minas Gerais onde Lula (PT) venceu no primeiro turno.
POR FALAR NISSO…
O PL de Poços de Caldas permanece em estado vegetativo nas mãos de sua presidente Tereza Navarro.
COMITÊ
O Comitê local de apoio ao presidente Lula em Poços de Caldas será inaugurado amanhã, às 18h na Rua Rio Grande do Sul, 683, Centro. Estarão presentes os representantes do PT, PSB, Avante, Rede, PSOL, PC do B, UP, Solidariedade, PCB e PDT.