Bastidores 14/09/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

ELEIÇÕES
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 13, o texto-base de um dos projetos da minirreforma eleitoral. O texto flexibiliza regras sobre prestação de contas e aplicação de multas a partidos e candidatos. Além disso, obriga oferta de transporte público gratuito no dia das eleições. Importante lembrar que o Congresso precisa votar alterações nas regras eleitorais até o começo de outubro. Isso porque, para serem válidas já nas eleições de 2024, essas propostas precisam ser aprovadas pela Câmara e o Senado, além de sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de 6 de outubro – ou seja, um ano antes do pleito.

NOVAS REGRAS
A nova proposta prevê mudar a contagem do prazo de inelegibilidade de políticos que perdem o mandato. Um político que hoje é cassado, por exemplo, fica inelegível pelo resto do mandato e por mais oito anos seguidos. Pela nova proposta, esse período de inelegibilidade seria de apenas oito anos a partir da perda de mandato. Ou seja, é um período menor.

NÚMERO DE CANDIDATOS
Vale frisar que não faz parte da minirreforma – pois já está em vigor – a regra que reduz o número de candidatos para a Câmara lançado por cada partido ou federação. Em Poços, por exemplo, cada sigla poderá lançar até 16 candidatos ao Legislativo. Até 2020 o número de candidatos passava dos 20.

NOVA AMBULÂNCIA
Uma nova ambulância do SAMU foi flagrada nesta quinta-feira, 14, circulando pelas ruas de Poços de Caldas.

COM GÁS?
Recentemente, a vereadora Regina Cioffi (Progressistas) apresentou um pedido de informações a respeito da gaseificação da Águas Minerais Poços de Caldas. No documento, ela questiona o fato da autarquia não ter dado continuidade ao processo – e consequentemente comercialização – das garrafas de água com gás. Em resposta, a empresa explicou que o equipamento adquirido foi montado na fábrica sem a entrega técnica adequada e que, à época, alguns funcionários tentarem colocar a máquina em funcionamento, mas sem sucesso.

SEM GÁS!
Ainda de acordo com a resposta à parlamentar, o maquinário foi retirado da empresa, por notificação da Vigilância Sanitária, para evitar contaminação e o espaço está sendo utilizado como depósito. O maquinário, segundo a autarquia, está devidamente armazenado em depósito da ETA 5, aguardando decisão da justiça.

EM MENSAGEM…
Ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Poços, o vereador Kleber Silva (Novo) afirmou que pretende apresentar uma denúncia sobre o caso ao Ministério Público.