Bastidores 13/07/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
CONVENÇÕES
A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos estão autorizados a realizar as convenções partidárias. Nelas, os pré-candidatos serão oficializados como candidatos para as eleições de outubro. É a partir desse momento que o cenário eleitoral ficará mais claro – especialmente em âmbito local no que diz respeito às disputas por cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Nos próximos dias, as famosas “dobras” e apoios de grupos políticos tendem a ficar mais claros em Poços de Caldas. O quadro, no entanto, já parece estar bem desenhado.
continua depois da publicidade
CENTRO DIREITA
Na cidade, o pré-candidato governista a federal, Celso Donato (PSD), deve caminhar com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor (PSC), pré-candidato a deputado estadual. André Vilas Boas (Novo) e o vereador Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB) ainda tentam superar algumas barreiras para caminharem juntos – muito embora o PSDB estadual pressione o tucanato municipal a abrir espaço na cidade para Aécio Neves, que tenta a reeleição. Nos bastidores, é dada como bem encaminhada, embora não oficial, uma possível dobra entre Dra. Regina (Progressistas) e Ulisses Guimarães Borges (MDB). Já o vereador Lucas Arruda (Rede) terá parceria com o já deputado estadual Cássio Soares (PSD) em quase todo o Sul de Minas.
CENTRO ESQUERDA
Yula Merola (Avante) que faria uma dobra com o deputado estadual Professor Cleiton (PV), decidiu por uma parceria em Poços de Caldas com a advogada e colunista da TV Alterosa e Rádio Itatiaia, Carol Caran (Avante). Ela deve contar com o apoio de parte do PSB local. Já o ex-prefeito Eloisio Lourenço (PSB) trabalhará pela candidatura de Adalclever Lopes (PSD) para estadual. No Solidariedade, Rafael Cândido tentará uma vaga a federal com seu colega de partido, Professor Wendel Mesquita. Ademir Angelini (Solidariedade) trabalhará com o deputado federal Zé Silva (Solidariedade).
ESQUERDA
No PT local, o quadro eleitoral é mais complexo. Cacá D´Arcádia e Diney Lennon tendem a fazer campanha unificada para estadual e federal, respectivamente. A ex-vereadora Ciça também deve se apresentar como candidata, abrindo espaço na cidade para o ex-prefeito de Alfenas, Luizinho. Diney e Ciça terão que abrir espaço também para Odair Cunha, que fará uma parceria em terras sulfurosas com Adalclever Lopes (PSD).
continua depois da publicidade
DÚVIDAS
Alberto Silva (PTB) e Mauro Tramonte (Republicanos) ainda fazem articulações nesse sentido. A tendência é de que Tramonte, como em 2018, abra terreno em Poços de Caldas para Gilberto Abramo.
ODISSEIA
Chamou a atenção de muita gente um vídeo do pré-candidato Ulisses Guimarães Borges com o governador Romeu Zema, em que o mandatário do Novo diz apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito de Caldas a federal. Embora a tendência é de que o MDB não apoie a reeleição de Zema, Ulisses é uma das principais lideranças dentro da sigla de apoio à adesão da legenda ao bloco do governador. O vídeo, portanto, seria uma forma de retribuição a Ulisses pelo empenho em tentar convencer os filiados mineiros.