Bastidores 13/03/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
ESCRAVIDÃO 1
Um casal de trabalhadores rurais na cidade de Campanha (a 160 km de Poços de Caldas) foi resgatado no último dia 28 de fevereiro em condições análogas à escravidão em uma fazenda de produção de laranja. A operação foi conduzida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Auditoria Fiscal do Trabalho (AFT) e a Polícia Federal. No local, foram identificados alojamentos em condições degradantes, não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e de água potável e aplicação de agrotóxicos sem capacitação.
ESCRAVIDÃO 2
Durante a operação, o casal declarou que fazia todo tipo de atividade braçal, necessário para o cultivo da laranja – o que inclui operar roçadeira, aplicar agrotóxicos, fazer desbrota e adubação. Pelo trabalho recebiam entre R$ 150 a R$ 200 por mês, a critério do patrão. Já em Santa Rita do Sapucaí (a 136 km de Poços de Caldas), 10 pessoas foram resgatadas na mesma situação em uma fazenda de colheita de café.
FORMAÇÃO POLÍTICA
O Partidos dos Trabalhadores (PT) de Poços de Caldas deu início neste sábado, 11, a um curso de formação política aberto a toda a população. O primeiro módulo foi conduzido pelo ex-prefeito Paulo Tadeu – atual presidente da sigla na cidade – com o tema “A história do Partido dos Trabalhadores e os movimentos que antecederam a fundação”.
continua depois da publicidade
REPORTAGEM
Ainda sobre a polêmica da retirada trailers de lanche do entorno do Palace Hotel, o jornalista João de Carvalho, assinou uma excelente reportagem sobre o caso para o Portal G1 Sul de Minas. Para acessá-la basta clicar aqui.
O MAIS VOTADO
O deputado federal mais votado em Poços de Caldas, Nikolas Ferreira (PL), deu o que falar nas redes sociais ao vestir uma peruca e discursar no plenário da Câmara Federal. A avaliação interna, no entanto, é de que a sua fala no Dia Internacional das Mulheres, pode ser considerada positiva.
ANÁLISE 1
Segundo essas avaliações, o jovem deputado não apenas discursou para sua base em Minas Gerais como conseguiu expandir seu nome para além do Sudeste – onde já é conhecido. Dados revelam que desde o episódio, em grupos conservadores, Nikolas Ferreira conseguiu ser mais citado, por exemplo, do que o ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua fala, inclusive, teria diminuído os efeitos das ações do governo Lula (PT) na semana passada.
ANÁLISE 2
Por tudo isso, o deputado mineiro já estaria sendo cotado para se tornar um dos principais cabos do partido para as eleições municipais de 2024. Dependendo do resultado, poderá alçar voos ainda maiores em 2026. A conferir.