Bastidores 12/08/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

ERRO DE CÁLCULO
Durante o período pré-eleitoral e a busca por um partido político, poucos conseguiram entender de fato a escolha de Celso Donato pelo PSD. Este passo, talvez, tenha sido um dos maiores equívocos políticos dos inquilinos da Casa Amarela. Afinal, matematicamente, o partido não é viável. Tanto o PSD de Gilberto Kassab, quanto o Progressistas e o MDB, acreditam que aquele que tentar se eleger, precisará de no mínimo 80 mil votos. Importante ressaltar que nenhum candidato de Poços de Caldas jamais conseguiu atingir esses números nas urnas.

PERSONA NON GRATA
Findo o período de filiação, o PSD de Minas Gerais lançou Alexandre Kalil como governador e decidiu apoiar Lula (PT) para presidente. Além de criar saia justa com o grupo oposicionista local, Donato tenta manter Romeu Zema (Novo) sob o seu guarda-chuva. O problema é que faltou ele combinar isso com a turma do governador. O secretário de Governo Igor Eto (Novo) já avisou os partidos coligados locais que Donato não terá qualquer tipo de apoio de Zema, que o mandatário não permitirá ser fotografado ao lado do ex-secretário de Governo e informa também que Zema não gravará qualquer tipo de vídeo de apoio ao ex-tucano. A ordem, no entanto, é de manter boas relações com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), por questões protocolares e institucionais.

continua depois da publicidade

EXPURGO
E por falar em Zema, o governador exonerou 23 servidores do gabinete do vice-governador, Paulo Brant (PSDB), que também é candidato à reeleição, mas pela chapa tucana, junto com o candidato ao governo Marcus Pestana (PSDB). A lista foi publicada na edição de ontem, 11, do Diário Oficial. Com isso, restaram apenas três servidores no gabinete do vice-governador. Dois deles são concursados e um é uma indicação do partido Novo. Romeu Zema fez aquilo que Sérgio Azevedo não teve coragem de fazer em 2020 com Flávio Faria (Rede). Cobra se mata no ninho, como diz o dito popular.

PINÓQUIO
Pegou mal a informação, ainda extraoficial, de que não existe nota de empenho para o Hospital do Câncer conforme divulgou em visita o senador e candidato à reeleição Alexandre Silveira (PSD). Na tarde de ontem, circulou um vídeo em grupos de WhatsApp de uma fala de Donato em uma entrevista para o programa Café Interativo, da Virando TV, dizendo que jamais utilizaria uma pauta tão séria para fins eleitorais. Alguém acredita?

EM BH…
Um dos coordenadores de campanha de um candidato majoritário disse a este jornalista que “nunca ouviu um candidato do Sul de Minas Gerais tão mal falado quanto Celso Donato”.

COMITÊS E LANÇAMENTOS
Os quarteirões do Centro entre as ruas Marechal Deodoro e Santa Catarina devem abrigar ao menos três comitês eleitorais de candidatos locais. Na Zona Sul, até o momento, dois candidatos dividirão espaço na Avenida Luciano Marras.

publicidade