Bastidores 12/07/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.
VILAS BOAS X DONATO
Durante o fim de semana, a pauta política em Poços de Caldas se resumiu a tentativas de se comparar a força entre dois dos pré-candidatos a deputado federal da cidade: André Vilas Boas (Novo) e Celso Donato (PSD). Foram vários os eventos, encontros e reuniões da dupla com direito a almoços e jantares. Para ajudar o leitor a entender o cenário, a Coluna Bastidores reuniu o maior número de informações possíveis para medir de forma correta e imparcial quem de fato se saiu melhor.
ROUND 1
Como este espaço adiantou em primeira mão em edição extra na semana passada (apenas pela internet), a intenção do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em reunir o governador Romeu Zema (Novo) com Donato e membros do Clube de Empresários na noite de sexta-feira, 8, no mesmo horário de um evento já agendado por Vilas Boas, naufragou por completo 48 horas antes. Com isso, os convidados deste evento foram escalados para um almoço para prefeitos da região organizado pelos governos municipal e estadual. Portanto, o encontro não é e nunca foi do prefeito sulfuroso e de seu pré-candidato. Informações apuradas por este jornalista revelam que 123 convidados compareceram ao Cenacon. Deste total, 70% eram políticos e 30% empresários. Tais prefeitos compareceram ao almoço em virtude da presença de Zema. Todos, sem exceção, apoiam e já estão comprometidos com a reeleição de federais com mandato. Neste almoço, a direção municipal do Novo estava presente. Incluindo, claro, Vilas Boas.]
continua depois da publicidade
ROUND 2
Também de acordo com apurações, o jantar no La Farme organizado pelo Novo local contou com 330 convidados. O número pôde ser facilmente contabilizado graças a comandas individuais entregues individualmente a quem estava presente. O público presente era majoritariamente de empresários e de lideranças da sociedade civil – os quais Vilas Boas busca apoio. No sábado, 9, também era grande o número de pessoas presentes ao encontro estadual do partido. O evento era aberto ao público em geral mediante inscrição prévia. Em ambos, Sérgio Azevedo e Celso Donato não estiveram presentes.
FATALITY
Considerando público, quantidade de pessoas presentes e os objetivos dos encontros, fica claro que André Vilas Boas conseguiu se sair bem melhor do que Celso Donato. Especialmente no que diz respeito à prestígio político. Não seria diferente. Afinal, ele é do partido de Zema, enquanto Donato é do partido de Kalil, a quem renega como candidato. Se esse fim de semana renderá conversão de votos já é outra história.
NEM TUDO SÃO VITÓRIAS…
Enquanto Vilas Boas pôde concluir satisfeito seu fim de semana, se sobressaindo em relação à Donato, uma movimentação política merece sua atenção. Dada como certa sua dobrada em Poços de Caldas com o vereador Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB), Mosconi confidenciou para aliados que a direção estadual do tucano impõe uma dobrada de seu pupilo com Aécio Neves. O uso da máquina pública pelo secretário municipal de Saúde, inclusive, já começou: a dupla compareceu neste fim de semana ao mutirão de cataratas e pretende bater ponto novamente no próximo.