Bastidores 12/04/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
O FATO
Terça-feira, 11, 9h30. A Polícia Militar foi acionada na Escola Municipal Dr. Pedro Affonso Junqueira, no Jardim Kennedy. Um aluno de 15 anos portava um punhal. Após a chegada do policiais e dos devidos trâmites legais, ele deixou a unidade acompanhado de um responsável. Mais tarde, ainda pela manhã, a Polícia Militar foi acionada novamente pela direção. Um aluno de 10 anos tinha consigo uma faca. Na segunda-feira, 10, casos semelhantes já tinham ocorrido na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.
A REVOLUÇÃO DO ZAP
No domingo, 9, um grupo de WhatsApp com o nome de “Paz Escolar!” foi criado. Até o momento, aproximadamente 700 pessoas já fazem parte das discussões. Inicialmente, os idealizadores planejavam um “ato de apelo e solução para a paz escolar” para esta quarta-feira, 12, às 17h, no Coreto da Praça Pedro Sanches. Alegando urgência, decidiram antecipar para ontem, no mesmo local, às 18h. Só que não houve quórum.
ATÉ ONDE VAI UM BOATO?
Entre os participantes, claramente, há uma insatisfação por algo. A troca frenética de mensagens revela, porém, que não há de fato uma pauta. As discussões que começam pela questão da segurança nas escolas, passa pela insatisfação com o governo municipal, por provocações em relação à política nacional e, até mesmo, críticas a servidores da educação. Tem também quem defenda que as crianças deixem de ir para a escola e que as aulas remotas sejam retomadas por um período. Há também espaço para boatos, claro – e muitos! Dali, inclusive, partiram alguns que se espalharam como um rastilho de pólvora pela cidade.
continua depois da publicidade
ALIÁS…
O que leva uma pessoa a gravar um áudio mentiroso para causar pânico em massa? Taí uma das grandes questões dos tempos atuais.
OPERAÇÃO TARTARUGA
Nos bastidores, há um consenso de que a Secretaria de Comunicação Social demorou para se pronunciar sobre os boatos que se espalharam por Poços de Caldas.
POR OUTRO LADO…
Ainda na noite de ontem, o professor e diretor da Escola Municipal Dr. Pedro Affonso Junqueira, Tiago Mafra, faz uma live muito assistida e com muitos comentários na página oficial da unidade no Facebook. Direcionada a alunos, pais e familiares, de forma eficiente, abordou questões de segurança, da importância de todos permanecerem atentos e da colaboração geral para que não haja pânico. Também houve um pedido para que áudios com boatos não sejam compartilhados. Além disso, abriu espaço para questionamentos e esclarecimentos de dúvidas. Cá entre nós, algo muito mais eficiente do que uma manifestação sem sentido.