Bastidores 11/04/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

DISNEY CRUJ
Em 3 de setembro de 2022, às 20h, o Parque José Affonso Junqueira recebeu a segunda edição do “Disney in Concert”. O concerto apresentou ao público grandes clássicos da Disney, executados pelos músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical do município, com seus 42 músicos, sob a regência do maestro Juliano Barreto. O público, claro, lotou a apresentação e aprovou a iniciativa – tal como na primeira edição. Um pequeno detalhe, porém, no que diz respeito a um contrato precisa ser observado.

A CONTRATAÇÃO
No dia 1º de setembro de 2022, ou seja, três dias antes da apresentação, a Prefeitura de Poços de Caldas contratou por inexigibilidade a empresa Piu-Mosso Promoção e Gestão Cultural como representante da Banda Sinfônica do município para apresentação no “Disney in Concert”. Na descrição dos serviços, também chama a atenção o fato de as sócias da empresa – Raquel Barbosa Mantovani e Andrea Turato – serem denominadas representantes da Banda Sinfônica do município.

POSSÍVEL ILEGALIDADE
O problema que envolve tal contrato, portanto, se dá ao fato de a Banda Sinfônica de Poços de Caldas não poder ser contratada – de forma alguma – por integrar o Conservatório Musical da cidade. O Conservatório, por sua vez, é o único representante legal da Banda e o único representante do Conservatório é a Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, os músicos e alunos não podem ser contratados – e muito menos receber cachês – assim como os professores não estão liberados para participar de editais municipais – conforme a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Programa Municipal de Cultura.

continua depois da publicidade

ENFIM, A COMISSÃO
O Tribunal Super Eleitoral (TSE) disponibilizou em sistema nesta segunda-feira, 10, a primeira comissão provisória do União Brasil em Poços de Caldas. A presidência é de Tiago Cavelagna e a vice-presidência de Antonio Donizette Albino. Valdir Sementile, Anderson Roberto dos Santos, Liliane Cassia dos Reis e Glaucia Aparecida Costa Boaretto completam a composição.

COMENTÁRIO
Chama a atenção a ausência de dois nomes do União Brasil na comissão provisória. Hum.

DEU RUIM
Após a divulgação pelo site Coluna Bastidores do parecer do Ministério Público pedindo a rejeição de suas contas de campanha, Ulisses Guimarães Borges (MDB) passou a utilizar o discurso de perseguição em virtude de sua força política. Diz que o relatório do MP é antigo e que já prestou os devidos esclarecimentos. Importante frisar que os dados são públicos, estão disponíveis no site Divulgacand, que a manifestação por parte do MP tem menos de 10 dias – tendo sido essa a última movimentação do processo – e que não há mais espaço para defesa. A decisão final deve ser publicada nos próximos dias.