Bastidores 11/01/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
CARMEM SANDIEGO
Na noite de ontem, 10, em um grupo de WhatsApp foi compartilhado um vídeo publicado no twitter pelo perfil @jairmearrependi onde uma senhora de 79 anos, identificada como “Carmem”, anuncia não ter morrido nos atos golpistas praticados em Brasília no domingo, 8. A autointitulada patriota estava nos ônibus e vans dos grupos que partiram de Poços de Caldas e Alfenas. Ela pode ser vista em uma live publicada por Guilherme Augusto Carvalho durante o embarque para a capital federal e disponível em uma das reportagens com a cobertura especial sobre o caso realizada pelo site Coluna Bastidores e que pode ser assistida aqui.
LUPA
Um atento leitor em mensagem enviada na noite de terça-feira chama a atenção para o exato momento em que Carmem dá uma entrevista para Carvalho durante a live. Ao fundo, quase despercebido, é possível reconhecer mais um poços-caldense que também integrava a caravana para Brasília: João Artegnan Cerqueira Lima, o conhecido João Grandão, membro da comissão provisória municipal do MDB e figura política conhecida na cidade por já ter sido candidato a vereador.
QUEIME DEPOIS DE VER
No melhor estilo em se fazer de morto, o candidato a deputado federal em 2022, Alexandre Carmo, em áudio que também circula em grupos de WhatsApp, diz que não participou dos atos golpistas em Brasília e que em breve irá processar a todos que o acusam disso. Detalhe: fará assim que retornar a Poços de Caldas. O curioso é que foi o próprio Carmo quem publicou em suas redes sociais uma foto em frente ao Congresso Nacional invadido e sendo depredado com uma legenda em que diz que aquele é um “momento histórico”. Durante a tarde de ontem, a foto já havia sido apagada de suas redes sociais bem como qualquer referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na foto de capa do Facebook, agora consta uma pomba da paz.
continua depois da publicidade
OOOOPS
Tem vereador de Poços de Caldas como administrador de grupo de WhatsApp que fez convocação para os atos realizados em Brasília. Será que o Ministério da Justiça já está sabendo?
A PRIMEIRA
Conforme noticiado em primeira mão pelo site Coluna Bastidores, a moradora de Poços de Caldas Ana Paula Favero foi presa na capital federal e encontra-se presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). Há especulações de que na lista constaria outra moradora da cidade. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada.
EU AUTORIZO
Importante ressaltar que a Secretaria de Administração Penitenciária tornou pública a lista com o nome e data de nascimento de todos os detidos pelos atos golpistas. Tal divulgação foi determinada e autorizada pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.
EU SOU A UNIVERSAL
O Ministério Público de Minas Gerais (MP) abriu uma notícia de fato contra o vereador Pastor Roberto dos Santos (Republicanos) em virtude do parlamentar ter defendido em sessão ordinária da Câmara que toda “pessoa de bem” deveria ter o direito de “fuzilar aquilo que não presta”. A notícia de fato é a de número 0518.22.000402-3 e tramita em sigilo de justiça.