Bastidores 10/08/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

O CERCO SE FECHA
O futuro do ex-prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSD), começa a ficar cada vez mais nebuloso e incerto. Condenado pela Justiça Federal em primeira instância a 10 anos de cadeia em regime fechado pelo crime de peculato, ele pode ter a confirmação – ou não – da sentença e ter sua a prisão decretada ainda durante o período eleitoral. É o que informa a jornalista Rosy Pantaleão, em primeira mão, para a TV Uai.

PRIMEIRO PASSO
O juiz federal Pablo Zuniga Dourado, relator convocado pelo TRF1 para acompanhar o processo, concedeu um prazo de até oito dias para que Simões e outros dois condenados pelo mesmo crime também na primeira instância, apresentem as razões de apelação do recurso. O despacho do juiz, o qual a Coluna Bastidores também teve acesso, informa ainda que que caso não haja apresentação da peça recursal, “intimem-se pessoalmente os apelantes, mediante notificação postal por aviso de recebimento (AR) em mão própria, para que nomeiem novos patronos a fim de darem prosseguimento ao feito”.

continua depois da publicidade

TRADUZINDO
O que isso quer dizer na prática? Que caso os três condenados, entre eles o ex-prefeito, não apresentem recurso, o juiz pode comunicar a OAB da desídia dos advogados e aceitar outros representantes legais para prosseguir com o processo – incluindo um defensor público. Especialmente se o trio se recusar – ou se ocultarem – em receber a notificação. Feita a defesa, o MPF será intimado para apresentar as contrarrazões. Na sequência, o processo segue para o julgamento e posterior sentença.

ÁGUA FRIA
A revelação do despacho do Juiz Federal Pablo Zuniga Dourado foi um grande banho de água fria na campanha de Rafael Simões. Mais um trabalho fundamental do jornalismo investigativo e da imprensa independente.

NOVOS OFICIALIZADOS
Em convenção no último dia 5, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor (PSC), oficializou sua candidatura a deputado estadual. Pela terceira vez, concorrerá a um cargo púbico com o mesmo número, o 20777. Nas redes sociais, o parlamentar publicou vídeos na companhia de Euclydes Pettersen, presidente estadual da sigla, e o do candidato a senador Cleitinho (PSC). Também pelo PSC, quem está eufórico e pronto para gastar sola de sapato é o candidato a federal Alexandre Carmo, que concorrerá com o número 2017. Em 2020 ele foi candidato a vereador. Terminou o pleito com incríveis 33 votos. Agora, vai!

CAMPANHA NA RUA
Com as candidaturas registradas e os CNPJs de campanha liberados, os candidatos a deputado estadual e federal de Poços de Caldas começam a organizar suas campanhas para colocá-las na rua o mais rápido possível. Uma reclamação, no entanto, continua a mesma: a dificuldade em se abrir contas bancárias.