Bastidores 09/03/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
OLHARES DESCONFIADOS
O novo secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano (PSD), foi apresentado oficialmente como responsável pela pasta em reunião junto aos membros do Conselho Municipal de Saúde. A primeira impressão, no entanto, foi de que o novo gestor ainda tem grande falta de conhecimento a respeito do SUS. Em uma das falas, disse ter intenção de ser um parceiro. Não demorou para que fosse alertado pelos presentes de que a missão do Conselho é de fiscalizar, monitorar e acompanhar as políticas públicas de saúde – e não necessariamente de ser um parceiro.
POR FALAR NISTO…
A tentativa do grupo ligado ao vereador Lucas Arruda (Rede) de assumir o controle do PSD através do deputado estadual Cassio Soares não deu muito certo. Uma nova comissão provisória deve ser publicada em breve com Mariano se mantendo na presidência da sigla – formada também por novos integrantes. Também cai por terra a tentativa do empresário Sergio Krzizanski de assumir a sigla através do senador Rodrigo Pacheco.
IMPORTANTE LEMBRAR…
O deputado federal mais votado na cidade por um determinado partido é quem detém forte influência nas decisões do comando municipal. Portanto, queiram ou não, o grupo ligado a Celso Donato (PSD) é quem dará as cartas na sigla – ao menos até 2026. A não ser, claro, que ele renuncie a isso por livre e espontânea vontade.
continua depois da publicidade
DISPENSA DE LICITAÇÃO
Foi assinado no dia 16 de fevereiro o contrato 38/2023 na modalidade de dispensa de licitação com a Humani Saúde Ltda para a contratação emergencial de empresa especializada para prestação de serviços médicos de plantonistas para a secretaria municipal de Saúde. O valor inicial é de R$ 6.818.938, 56.
INCÔMODO
Tem causado incômodo entre os vereadores a postura do novo presidente da Câmara, Douglas Souza (União Brasil). Os comentários nos corredores é de que ele tem aberto diversos precedentes em relação ao cumprimento do Regimento Interno da Casa.
DERRUBADA DE VETOS
Indiretamente, os vereadores têm dado sinais de insatisfação ao prefeito Sergio Azevedo (PSDB) com a recente derrubada de dois dos seus vetos. Um dos vetos derrubados aconteceu na sessão de terça-feira, 7, de autoria dos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz (Rede). Ontem, inclusive, o alcaide teria ficado furioso por isso. “Estamos dando um claro sinal de que o prefeito precisa conversar com a sua base”, disse um dos parlamentares.
PROFESSORES
O prefeito de Varginha Verdi Lucio (Avante) assinou nesta quarta-feira, 8, o decreto que fixa em 14,95% – o piso nacional – para os profissionais do magistério público municipal.