Bastidores 09/02/23

continua depois da publicidade

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.

FECHAR AS PORTAS PARA O POVO?
Na política, os detalhes são sempre importantes. A sessão ordinária da Câmara realizada na terça-feira, 7, contou com alguns detalhes interessantes e pouco comentados. Logo no início, assim que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) se posiciona na mesa, os trabalhadores dos trailers de lanche, com cartazes e apitos, entram no local para protestar. O novo presidente Douglas Souza (União Brasil), surpreso, pede para que o assessor jurídico feche as portas. Passados alguns segundos, o pedido para que os manifestantes fossem impedidos de entrar no espaço também é feito pelo prefeito.

SEQUÊNCIA
Passado mais um curto espaço de tempo, o assessor jurídico da Câmara se aproxima do presidente – que mais uma vez reclama dos protestos – e diz que as portas da Câmara não podem ser fechadas. “Não podemos fechar, mas podemos conter isso. É seu dever regimental pedir o silêncio e estabelecer a ordem”, diz à Souza. Azevedo, então, fala para que a polícia seja acionada enquanto a campainha soa. O prefeito, mais uma vez, fala em chamar a polícia para os trabalhadores.

continua depois da publicidade

ABSURDO
A Câmara de Vereadores tem a obrigação legal de ser um espaço democrático para a plena participação da sociedade, dando-lhe direito a vez e voz, para que os desejos da população sejam atendidos, debatidos e reivindicados. A Casa do Povo deve ser um local democrático por excelência, jamais de portas fechadas, e sempre em sintonia com a população, estando sempre atentos às necessidades e reivindicações da comunidade e representando os interesses e anseios das pessoas, agindo em prol do bem-estar e anseio coletivo. O jovem Douglas Souza, agiu mal e de forma errada ao pedir que as portas fossem fechadas. Um mal começo.

JÁ O PREFEITO…
Não surpreende com sua atitude, uma vez que é conhecido pela falta de diálogo. Mas como em Poços de Caldas pau que bate em Chico não bate em Francisco, ele não foi tão rígido com os manifestantes pró-Bolsonaro que até dias atrás ocuparam a rua que dá acesso ao Tiro de Guerra.

APRESENTAÇÃO
Durante a manhã de ontem, 8, o prefeito Sérgio Azevedo esteve na Secretaria Municipal de Saúde para apresentar o novo secretario da pasta Tiago Mariano e o novo adjunto Carlos Almeida. O trio estava acompanhado do secretario de Governo, Paulo Ney, e do secretário de Comunicação, Donizetti Albino. Os discursos foram acompanhados por olhares de desconfiança dos servidores – que enxergam na nomeação uma manobra meramente política. Ao que tudo indica, Mariano terá que suar para conquistar a turma.

PRA LÁ E PRA CÁ
Já os comentários a respeito da nova secretária de Promoção Social, Marcela de Brito, é de que ela, finalmente, dará expediente em um único local. Volta e meia ela era vista quebrando um galho na Cultura e no Turismo.