Bastidores 09/02/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

SEM ENGANO
Na coluna de ontem, muitos estranharam uma menção sobre uma possível candidatura da vereadora Dra. Regina Cioffi à deputada federal. Mas não houve engano algum por parte deste colunista. Explico: após visita a Belo Horizonte, ficou acordado que Regina é pré-candidata a deputada estadual em uma “dobra” em Poços de Caldas com o já deputado federal Marcelo Aro. Nos últimos dias, no entanto, cresceu uma movimentação política na capital mineira para que Aro seja candidato ao Senado, inclusive, com apoio do governador Romeu Zema. Caso isso aconteça, a vereadora passaria a disputar, portanto, uma cadeira na Câmara dos Deputados.

OBSERVAÇÃO
O secretário de Governo Celso Donato, que se colocava como o único candidato do grupo à deputado federal, parece começar a ter novos problemas. Além do entrave na concorrida escolha do candidato da Casa Amarela à Assembleia, ele passa agora a contar com uma concorrente dentro da sua suposta base de apoio.

continua depois da publicidade

O VICE DO GOVERNADOR
Marcelo Aro chegou a ser um dos nomes cotados para a vaga de vice-governador na chapa de Romeu Zema. Este, por sua vez, bate o pé e insiste para o lançamento de uma chapa pura com a vaga de vice-governador a ser ocupada por Mateus Simões. Tal insistência em uma chapa com dois integrantes do Novo estaria desagradando alguns partidos que, até então, mostravam-se dispostos a embarcar na reeleição de Zema. Não será surpresa se um ou dois desembarquem do projeto.

PERSONA NON GRATA
Mais do que a questão que envolve uma chapa pura, o nome de Mateus Simões, figura política não muito bem quista no meio político em Belo Horizonte, contribui para o desgaste de Romeu Zema neste período pré-eleitoral.

CAIU NA REDE
Se engana quem pensa que a pré-candidatura de Lucas Arruda a deputado federal é “balão de ensaio”. A pressão dentro da legenda é grande para que ele seja candidato. Além de recall para 2024, a legenda pede o apoio dos filiados para ajudar na eleição de Paulo Lamac.

INDIGNADO
Quem se mostrou indignado ontem no polêmico grupo de WhatsApp do amigo Albert Mareca foi o ex-presidente do Podemos, Geraldo Laier. Ele chegou a ligar para o editor do Jornal da Cidade e também amigo, João Gabriel Chagas, para que ele impeça um futuro apoio de Mareca à pré-candidata do Avante, Yula Merola. Laier, que dormiu na praça e perdeu sua legenda para Thiago Mariano, cobra apoio para Alberto Silva e Mauricio Still.

RODAPÉ
É bom Geraldo Laier preparar o Rivotril.