Bastidores 08/07/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

NOVOS ASSESSORES
A aprovação do novo projeto de lei que autoriza a contratação de mais um assessor para cada vereador continua causando controvérsia nos corredores da Câmara Municipal. Em reunião com a Mesa Diretora, servidores do RH questionaram a rapidez na nomeação dos novos comissionados – feita apenas com nome completo e CPF. A discussão foi feia. Consta que um servidor de carreira foi encurralado de forma ríspida pela Mesa Diretora, que exigiu rapidez na questão. O motivo do desespero, dizem, seria a data limite para nomeação em virtude das restrições impostas pela legislação eleitoral.

continua depois da publicidade

DECLARAÇÃO CURIOSA
Quase passou despercebida uma declaração de Sérgio Azevedo (PSDB) em evento realizado no Salão Azul do Palace Hotel na manhã de ontem, 7. Com o nome de “Poços + Empregos”, o encontro reuniu diversas figuras da Administração Municipal. Ao convidar Marcelo Heitor (PSC) para compor a mesa, ele se referiu ao presidente da Câmara como “meu pré-candidato a deputado estadual”. Ato falho? Aparentemente, não. O prefeito também registrou a presença do ex-secretário de Governo e pré-candidato a deputado federal, Celso Donato (PSD). É a máquina pública em plena atividade para favorecer os parceiros.

AFINAL…
A quantidade de pedidos de urgência feitas por parte de Marcelo Heitor tem chamado a atenção nas últimas semanas. Principalmente as de interesse do Executivo. A possibilidade de contratação de novos assessores também abriu possibilidade para que uma migração de comissionados da Casa Amarela passe a bater ponto no Legislativo. A demora na contratação de uma assessoria externa para a CPI da Saúde, autorizada para acontecer apenas dentro de 15 dias, ou seja, durante o recesso da Câmara, é outro ponto que causa estranheza. Aparentemente, a Câmara virou um puxadinho da Prefeitura.

POR FALAR NISSO…
Causou choro e ranger de dentes entre os antigos assessores parlamentares a notícia de que o presidente da Câmara pretende ampliar o horário de expediente da casa. Os novos assessores devem ter tarefas externas – adivinhe qual! Os que já trabalham terão que dar expediente o dia todo. Afinal, como foi dito por um vereador, “é pra isso que eles recebem vale alimentação”. Afff!

continua depois da publicidade

DE MAL
O vereador Kleber Silva (Novo) foi pressionado por dirigentes do seu partido a abrir mão da contratação de um novo assessor. Espera-se que as palestrinhas que serão realizadas no encontro estadual do partido neste fim de semana em Poços de Caldas o ajudem a entender as diretrizes da sigla no qual está filiado.

BOBÓ DE CAMARÃO
Depois de anunciar a presença de Romeu Zema (Novo) sem a confirmação do mesmo, Sérgio Azevedo e Celso Donato (PSD) terão que se contentar com um almoço com o governador nesta sexta-feira, às 12h, no Cenacon. Engana-se quem pensa que é algo exclusivo para a dupla. Prefeitos da região também foram convidados. Zema, durante à noite, participará de um encontro com seu candidato oficial em Poços de Caldas, André Vilas Boas. A assessoria do deputado federal Marcelo Aro (Progressistas) informou na noite de ontem que, infelizmente, ele não estará presente.