Bastidores 08/01/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

EFEITO DOMINÓ
Conforme foi notícia ao longo da semana, um surto de Covid-19 acomete os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Primeiramente, houve uma tentativa de se abafar os casos. No entanto, após a divulgação da situação nesta coluna, a assessoria foi obrigada a confirmar nove casos. Número bem abaixo da realidade, aliás. Na quinta-feira, o número de servidores com resultado positivo para a Covid-19 já chegava a 25. Na sexta-feira, mais sete casos positivos engrossaram a lista.

NÚMEROS
Com isso, até o momento, 32 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, comandada por Carlos Mosconi, estão com Covid-19, entre eles, quatro da diretoria. E com um agravante que merece apuração: a diretora administrativa da Saúde, Welles Meira, teria continuado a trabalhar normalmente na sexta-feira mesmo após testar positivo. Já Fabrício Oliveira, coordenador de suprimentos e substituto direto de Welles, mesmo diante do caos instalado, encontra-se de férias no Nordeste.

FESTA CONTAGIANTE
Alfredo Reis, gerente de RH da Secretaria de Saúde, Welles Meira, diretora administrativa da secretaria, e Michelle Bertozzi, diretora da UPA, estiveram na festa de Réveillon contagiante da Casa Salles. Algumas fotos destes servidores, inclusive, chegaram a ser publicadas nas redes sociais. Todas elas, obviamente, já foram apagadas, mas alguns observadores mais inteligentes salvaram os registros a tempo, claro. Afinal, caiu na rede é peixe! Não passou da hora do Mosconi testar toda essa galera que trabalha na Secretaria de Saúde?

continua depois da publicidade

SERVIÇO PARALISADO
Os motoboys que trabalham para a Prefeitura paralisaram o serviço nesta sexta-feira sob a justificativa de contaminação também pela Covid-19. É de responsabilidade destes profissionais a troca de documentos, ofícios e malotes entre as secretarias, o transporte de exames entre os PSFs e o laboratório de análises clínicas e a entrega de medicamentos, por exemplo.

PROCESSO
E por falar em saúde, tramita na Justiça de Minas Gerais um processo de dano moral da Dra. Mirtes Maria Rodrigues Bertozzi contra o diretor da Santa Casa de Poços de Caldas, Ricardo Sá. A audiência está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2022.