Bastidores 07/01/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

25 CASOS DE COVID NA SECRETARIA DE SAÚDE
Embora continue a não assumir os números, conforme essa coluna antecipou na edição de ontem, um surto de Covid-19 acomete os servidores da Secretaria Municipal de Saúde comandada por Carlos Mosconi. Após a publicação da informação neste jornal, a secretaria admitiu publicamente apenas nove casos. Os números, porém, são mais altos. Até a noite de quarta-feira, eram 15 os funcionários com resultado positivo para o exame. Ontem, ao menos outros 10 já apresentavam sintomas. Ou seja, total de 25 casos confirmados apenas na secretaria.

continua depois da publicidade

O SECRETÁRIO DÁ AS CARAS
Com a explosão de número de casos em Poços de Caldas, o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, publicou uma mensagem no Facebook em que diz não ter autorizado a inclusão de seu nome na lista de pré-candidatos a de-putado estadual do grupo situacio-nista. Diz também que sua maior preocupação é a pandemia que parece estar longe do fim. Mas cai em contradição ao utilizar o mesmo post para dizer que a pré-candidatura de Celso Donato a deputado federal está decolando. Em outros tempos, a população até acreditaria nesse discurso barato da velha guarda. Ainda bem que hoje os tempos são outros.

POR FALAR NISSO…
Em foto publicada cinco dias atrás no Facebook pelo vereador Flavio Togni de Lima e Silva em confraternização no bar de um ex-presidente do PSDB, Carlos Mosconi não parecia muito preocupado com a pandemia. Ele estava sem máscara e acompanhado no registro, inclusive, por outros servidores da secretaria na mesma situação. Não é à toa que o surto de Covid-19 na secretaria municipal parece estar descontrolado.

NÃO CUSTA LEMBRAR
Neste mesmo local, no auge da pandemia em 2020, o prefeito Sérgio Azevedo foi flagrado sem máscara reunido com membros do alto tucanato sulfuroso.

O BOM JORNALISMO
Enquanto a cidade registra altos índices de contaminação por Covid-19 após as festas de fim de ano, ao menos outros dois jornais preferiram destacar na edição de quinta-feira que Poços de Caldas atingiu a marca de 300 mil doses de vacina aplicadas. O Jornal da Cidade, um veículo de resistência, preferiu exercer a função que o bom jornalismo preza: destacar que num único dia a cidade registrou 199 casos positivos, reforçar e alertar a população sobre o avanço da doença.

PODEMOS
Em primeira mão essa coluna adiante que o Podemos de Poços de Caldas será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano. Os documentos já foram preenchidos para instalação da Comissão Provisória Municipal e deve estar disponível no site do TSE dentro dos próximos dias.