Bastidores 06/08/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
BALAIO DE GATOS
Encerrado oficialmente o período das convenções partidárias, o quadro político nacional, estadual e regional ficou definido. Em um país tão grande, as decisões nacionais e estaduais acabaram colocando em maus lençóis candidatos a deputado estadual e federal que deixaram de lado a ideologia para escolher uma legenda matematicamente viável para disputar as eleições. Em Poços de Caldas, o caso mais notório é do candidato governista à Câmara dos Deputados, Celso Donato (PSD).
SAÍDA DO NINHO
Donato deixou o ninho tucano e se filiou ao PSD de Gilberto Kassab – cuja direção nacional liberou os Estados para definir seus apoios para presidente. Em Minas Gerais, terá Alexandre Kalil como candidato a governador com apoio de Lula e Alexandre Silveira, que disputará uma vaga no Senado. Silveira, por sinal, estará em Poços de Caldas neste sábado, às 13h30 para uma reunião e almoço. São aguardadas as presenças de lideranças do PT, PSB, PV e PC do B.
continua depois da publicidade
ENCONTRO À PARTE
Como o PSD local não se dá com os demais partidos da base de apoio de Kalil e Silveira, os filiados locais não estarão neste encontro. Possivelmente, o PSD de Poços terá uma agenda à parte com o senador. Donato – que já chamou Silveira de padrinho político em suas redes sociais – não correrá o risco de dividir o mesmo palanque do senador com adversários políticos. Vale lembrar que na convenção estadual, evitou tirar fotos já que não esconde que é entusiasta justamente do grande adversário do PSD nesta eleição, o governador Romeu Zema (Novo).
COLIGAÇÃO NACIONAL
Lula (PT) contará com uma coligação envolvendo outros oito partidos: PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, PC do B, PV e PROS. Bolsonaro (PL) caminhará com o Progressistas e o Republicanos. Simone Tebet (MDB) coligou com a federação formada por PSDB e Cidadania. Ciro Gomes (PDT) fará uma caminhada solitária. Da coligação de Lula, o Avante de Poços de Caldas liberou seus filiados para apoiarem o candidato que cada um melhor se identificar. Yula Merola, inclusive, não comparecerá ao encontro com Silveira, uma vez que deve caminhar na campanha ao Senado com Marcelo Aro (Progressistas). Os demais partidos seguirão a orientação nacional, o que vale também em nível municipal para os partidos que fazem parte da coligação de Bolsonaro.
COLIGAÇÃO ESTADUAL
Romeu Zema (Novo) contará com uma imensa coligação que engloba Avante, Progressistas, Solidariedade, PSC, Podemos, Agir, MDB, PMN, DC e Patriota. Alexandre Kalil (PSD) contará com uma coligação formada por PT, PC do B, PV e PSB. Já a Federação PSDB-Cidadania oficializou o nome de Marcus Pestana para o governo do Estado em uma coligação que envolve o PDT.
MÚSICA
Quem voltou com tudo ao cenário musical de Poços de Caldas é a dupla Rodrigo Lessa & Miguel. Na noite deste sábado, a dupla fará o lançamento de sua nova música “Tô Indo” no Santa Rosa em Poços de Caldas. Rodrigo é médico ortopedista e músico – filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Poços de Caldas, João Cioffi – grande incentivador de sua carreira na música. Sucesso à dupla!