Bastidores 06/07/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas.

DESCASO COM A CPI
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas realizada ontem, 5, chamou a atenção pela fala na tribuna do vereador Silvio de Assis (MDB). Presidente da CPI da Saúde, ele alertou para o descaso da Administração Municipal com as investigações. De acordo com o vereador, as informações solicitadas ao Executivo foram respondidas para a comissão de forma desorganizada, com documentos parcialmente ou totalmente ilegíveis. Alguns exemplos chegaram a ser exibidos no telão.

continua depois da publicidade

OUTROS ABSURDOS
Outro ponto que também merece ser observado foi uma das respostas da Administração Municipal, recomendando que os vereadores procurem por respostas às indagações em memorandos que já foram remetidos anteriormente à Casa. A fala corajosa de Silvio de Assis também chamou a atenção quando ele enumerou a grande quantidade de reclamações por parte da população quanto ao assunto. De acordo com ele, nas últimas semanas, praticamente todos os parlamentares foram procurados por usuários do sistema municipal de saúde com inúmeros relatos que vão desde filas intermináveis à total falta de atendimento.

IMPEACHMENT
Ao falar sobre a questão da improbidade administrativa, o vereador Silvio de Assis dá um recado claro para Sérgio Azevedo (PSDB): de que a CPI da Saúde não irá tolerar esse tipo de atitude por parte do prefeito e de sua equipe. Pela primeira vez na história recente da cidade, as palavras “cassação” e “impeachment” começaram a ser pronunciadas nos corredores da Câmara Municipal.

CORPO MOLE
Enquanto a CPI da Saúde parece ter dificuldades quanto à apuração graças à má vontade do prefeito, a postura do vereador Claudiney Marques (PSDB) na CPI da Saúde também tem causado irritação por parte dos seus pares. Ele é contrário à contratação de uma assessoria externa para acompanhar os trabalhos da comissão. O presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), que já deveria ter aberto uma licitação para essa contratação, também não parece estar muito interessado quanto a isso.

continua depois da publicidade

DE OLHO…
Importante ressaltar que o Ministério Público está acompanhando os desdobramentos da CPI da Saúde e que a omissão de alguns vereadores pode causar sérios problemas a eles.

TODOS OS HOMENS DO PREFEITO
É jornalista pra cá, é jornalista pra lá. Luís Felipe Galo, responsável pela Rádio Libertas, cederá sua função para a também jornalista Amanda Negrini. Semana passada, Angelica Zukauskas deixou o governo municipal para ser a segunda assessora do vereador Wellington Paulista (União Brasil). Curiosamente, o trio que hoje bate ponto na administração pública, trabalhou junto na TV Plan. A lista de jornalistas a serviço do poder público é grande. Desde 2017, quando se iniciou o primeiro mandato, pelos menos 14 profissionais que já militaram na imprensa poços-caldense, incluindo o trio citado acima, tiveram passagem por cargos comissionados. Possivelmente, é a gestão municipal que mais nomeou profissionais da imprensa para a sua equipe de governo. E isso não quer dizer que a categoria está sendo prestigiada.