Bastidores 06/04/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.
NOTEBOOKS
Durante a pandemia, um projeto de aprendizagem através de um programa de computador foi apresentado para algumas professoras e diretoras da rede municipal. A proposta, de fato, chamou a atenção pela qualidade, muito embora alguns questionamentos tenham sido feitos pelas equipes pedagógicas em relação à logística, efetividade e seleção das escolas contempladas. Explico.
continua depois da publicidade
QUESTÕES
Para que o projeto funcione na prática, uma pessoa seria contratada como responsável pela entrega e retirada de 45 notebooks nas unidades de ensino. Três alunos dividiriam o mesmo equipamento, o que totalizaria 135 alunos por turma. Uma das diretoras ouvidas por esta coluna disse ter questionado esses números, uma vez que a unidade de ensino em que trabalha conta com muito mais alunos do que 135. Outra professora chamou a atenção para o fato de não ter sido apresentada a assiduidade do projeto. Haveria um calendário e continuidade para que os resultados sejam alcançados? E na rotatividade proposta, todos os alunos serão contemplados? Ninguém soube responder.
INFORMAÇÕES
Ainda na semana passada, começou a circular em grupos de WhatsApp um processo de contratação sem licitação, a famosa inexigibilidade, de aproximadamente R$ 2 milhões para a empresa “A Recreativa”, com o objetivo de prestação de serviços de um método de aprendizagem para estudantes do ensino fundamental.
VOCÊ SABIA?
A inexigibilidade de licitação se caracteriza pela impossibilidade de competição. Essa inviabilidade pode ser tanto pela exclusividade do objeto a ser contratado, como pela falta de empresas concorrentes. O mais comum é quando existe apenas um fornecedor para determinada demanda. Importante ressaltar, porém, que não é porque a licitação é dispensada ou não é exigida, que a contratação não deve seguir os mesmos critérios e procedimentos da licitação. Os princípios da Administração Pública devem ser bem observados.
continua depois da publicidade
PERGUNTAS
Quais os trabalhos conhecidos da empresa “A Recreativa” na área da educação? Do que se trata o método e como será trabalhado? Existe comprovação dos resultados perante os alunos? Qual a justificativa para uma contratação sem licitação da empresa?
COINCIDÊNCIA
Um do responsáveis por “A Recreativa” é Rubens Mussolin Massa, amigo pessoal e ex-sócio do secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Thiago Mariano. E essa, não é a única coincidência do momento.