Bastidores 05/08/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
DESISTÊNCIA 1
Na semana passada, a Coluna Bastidores do Jornal da Cidade noticiou de que nos próximos dias haveria uma desistência entre os candidatos a deputado federal da cidade. Na tarde de ontem, quinta-feira, 4, a informação se confirmou. O youtuber Alberto Silva, através de uma carta à imprensa, anunciou a retirada de sua candidatura. Essa possibilidade, no entanto, já circulava no meio político há alguns dias. Especialmente entre amigos e apoiadores a quem ele confidenciava estar desanimado com o cenário político partidário – especialmente na cidade.
LEITURA
Goste-se ou não de Beto, é preciso admitir: ele sabe ler o cenário. Percebeu ao longo do tempo de que perdeu o apoio da executiva nacional e de que a estadual tem um único propósito, o de eleger o cacique Bráulio Vaz, presidente estadual da sigla. Em nível municipal, no entanto, não pode se considerar traído. O PTB de Poços de Caldas, outrora digno de protagonismo, hoje é um partido esvaziado e sem comando liderado por um empresário que sempre está ao lado de quem tem a chave da Casa Amarela nas mãos.
continua depois da publicidade
ERRO
Beto continuará com suas polêmicas nas redes sociais – aquilo que sabe fazer de melhor. Ficará a dúvida de qual seria sua performance nas urnas. Seu erro foi o de se filiar a uma sigla complexa nacionalmente, com um polêmico Roberto Jefferson à frente e repleta de caciques. Com certeza, aprendeu a lição.
DESISTÊNCIA 2
O então candidato a presidente André Janones (Avante) anunciou ontem em uma rápida live nas redes sociais a retirada de sua candidatura e apoio à Lula (PT) já no primeiro turno. Com isso, será candidato a deputado federal e atuará na coordenação das estratégias para as redes sociais do candidato petista. Importante ressaltar que a retirada da candidatura nada tem a ver com a cassação dos deputados estaduais e federais da sigla pelo TRE-MG. Outro ponto importante é de que todos esses candidatos continuam com seus mandatos e que uma possível cassação só acontecerá se confirmada pelo TSE, o que deve acontecer apenas após o período eleitoral.
FATOR JANONES
O Avante espera que Janones, eleito com 170 mil votos em 2018, alcance aproximadamente 300 mil votos para federal com toda a exposição dos últimos dias. Caso isso aconteça, o partido espera conquistar seis ou sete cadeiras por Minas Gerais com a última na casa dos 35 mil votos. Quem está feliz é a candidata Yula Merola, cujas chances aumentam exponencialmente.
POR FALAR NISSO…
O Avante apoiará Lula para presidente e Zema para governador. Sem um candidato ao Senado, a tendência é que Yula feche apoio ao candidato Marcelo Aro do Progressistas. As conversas já começaram.