Bastidores 05/07/23
continua depois da publicidade
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
BALÃO DE ENSAIO
Em participação ontem, 4, no “Em Debate” do Plantão 47 da TV Plan, o advogado e coordenador político do Novo no Sul de Minas, André Vilas Boas, lançou o nome de Douglas Dofu (União Brasil) para a disputa majoritária em 2024. “A minha principal missão desde agora é de convencer o Dofu a ser candidato a prefeito. Seria um nome promissor. Poços de Caldas nunca teve um prefeito jovem, com uma cabeça voltada para o desenvolvimento da cidade. Ele sabe gerir bem o privado e o público. É uma aposta que o nosso grupo vem fazendo”, disse.
COM DIREITO A RECADO
Vilas Boas aproveitou para mandar um recado ao Promotor de Justiça, Dr. Glaucir Antunes Modesto, sogro de Souza. “Fica o apelo para que o Dr. Glaucir, que está nos assistindo, nos ajude a convencê-lo a ser candidato a prefeito”.
ANÁLISE
Conforme antecipado pela Coluna Bastidores semanas atrás, o lançamento de uma candidatura majoritária do União Brasil é considerada irreversível. O principal entusiasta seria o deputado estadual Rodrigo Lopes. Internamente, Dofu seria um dos que já teria sinalizado o desejo de um desembarque imediato do governo municipal – inclusive com a entrega dos cargos ocupados na administração municipal por membros da sigla. A decisão seria apoiada por Tiago Cavelagna. Ao menos três nomes estariam resistentes e dispostos a se manter aliados ao prefeito Sergio Azevedo: Antônio Donizeti Albino, atual secretário de Comunicação, Marina Andrade, Coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, e Anderson Santos, secretário-adjunto de Serviços Públicos.
NÃO ESTÁ FÁCIL…
O atual secretário municipal de Serviços Públicos, Celso Donato (PSD), continua enfrentando problemas em relação à sua campanha para deputado federal em 2022. A ele foi aplicada uma multa de R$ 2.000 em virtude de uma quantidade expressiva de santinhos espalhados próximo aos locais de cotação no Centro.
CURIOSO QUE…
Em 2020, a atual coordenadora do Procon de Poços de Caldas, Fernanda Soares (PSDB) denunciou diversos candidatos pela mesma atitude. Fernanda é sócia de Laís Lavras, advogada de Donato, tanto neste caso quanto na defesa da prestação de contas de campanha de Donato. Ambas ocupam cargos comissionados na atual administração (Procon e Sedet, respectivamente).
R$ 65.936,17…
É o valor que Celso Donato, então secretário de Governo e pré-candidato a deputado federal, gastou em viagens a Belo Horizonte e Brasília entre fevereiro e maio de 2022. Os valores foram pagos por ele e reembolsados pelo Executivo conforme documentos que podem ser acessados aqui e aqui.