Bastidores 05/03/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

O MEIO-PASSE
Após uma decisão da Justiça de Minas Gerais que concedeu uma liminar ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC/Poços, a Prefeitura informou à imprensa que já havia oficializado a Circullare para que o benefício do meio-passe voltasse a ser concedido aos estudantes universitários com o retorno das aulas presenciais em fevereiro.

OS FATOS
A verdade é que mediante parecer da Assessoria Jurídica, o Executivo, de fato, comunicou a concessionária. Mas é importante ressaltar que o Executivo, acovardado, não efetivou nenhuma medida punitiva contra a empresa, que simplesmente respondeu que não tinha condições financeiras de arcar com os custos. A cobrança da tarifa cheia continuou sendo feita sem qualquer tipo de atitude do prefeito Sérgio Azevedo e do secretário de Governo e pré-candidato a deputado federal Celso Donato (PSDB).

continua depois da publicidade

VALE LEMBRAR QUE…
Essa atitude em relação ao meio-passe para os estudantes não é a única em desrespeito ao atual contrato. Sem nenhuma autorização da prefeitura, a Circullare cortou linhas e reduziu horários. Mais uma vez, apesar de várias reclamações, o Executivo faz vistas grossas aos problemas. Tudo leva a crer, claro, que trata-se de uma articulação entre a empresa, a nova concessionária e a Prefeitura.

EXPLICO
A Floramar (uma empresa do grupo Circullare) deve assumir o transporte em maio deste ano. Deveria seguir os itinerários e horários existentes na época do último edital (20-19) e implantar linhas perimetrais com o objetivo de acabar, dependendo do trecho, com a dupla cobrança de tarifa ao usuário. Porém, permanecendo tudo com está, a nova concessionária se basearia nas linhas e horários atuais que causam muito prejuízo aos usuários mas que é altamente favorável à empresa.

CONCLUSÃO
É por este motivo, inclusive, que o prefeito Sérgio Azevedo e Celso Donato tentaram de todas as formas aprovar o subsídio em dezembro. A Floramar, apesar de não estar previsto no edital, tinha planos de solicitar a manutenção desse subsídio. Esqueceram, porém, de combinar com os vereadores.

ONE WEEKEND
A revista One Weekend deste domingo traz uma entrevista com o presidente do DCE da PUC Poços de Caldas, Mateus Lopes. Em pauta, a liminar que concede o meio-passe para os estudantes.