Bastidores 05/01/2022

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

NOVA ONDA 1
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira o registro de 101 novos casos de Covid-19 na cidade. Na segunda-feira já havia certa expectativa quantos aos novos números do boletim, em virtude da grande movimentação registrada e visível no Hospital de Campanha.

NOVA ONDA 2
Vale lembrar que o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) que se reelegeu, inclusive, com o discurso de ter sido um bom gestor durante a pandemia em 2020, liberou o Réveillon em ambientes particulares fechados sem qualquer tipo de fiscalização. Antes, em novembro, o Executivo promoveu grande aglomeração na inauguração da decoração de Natal na Praça Pedro Sanches, em meados de dezembro liberou a agitada Festa do Golf e na semana passada apenas observou as concorridas e lotadas festas como a que foi realizada durante a virada de ano na Casa Salles. Os responsáveis pela nova onda de Covid-19 na cidade, portanto, tem nome e sobrenome: Sergio Azevedo e Carlos Mosconi.

EXPECTATIVA
Que a Administração Municipal é famosa pela criação de factóides todo mundo já sabe. A lista, no entanto, acaba de aumentar. Em 2020, o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Governo Celso Donato alardearam a instalação na cidade de Estações de Monitoramento Hidrológico. Cada estação teria um pluviômetro, que mede a quantidade de chuva, e também sensores dentro dos rios para medir em tempo real a situação das chuvas na cidade. O projeto foi anunciado como fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Defesa Civil, a Alcoa e a Unifal.

continua depois da publicidade

REALIDADE
Poucos devem ter notado, mas todos os pluviômetros frutos dessa parceria pararam de funcionar misteriosamente. Os do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) também estão sem funcionar. O DME e a Alcoa, que contam com estações, não divulgam os dados do monitoramento de forma pública. A mais próxima e que conta com a divulgação de dados atualmente está localizada em Caldas.

PODEMOS OU NÃO PODEMOS?
Com a possibilidade de Carlos Mosconi assumir o controle do Podemos, os mais atentos observadores políticos já começaram a analisar a performance do partido nas eleições de 2018. A última cadeira da legenda na Assembleia Legislativa nas últimas eleições gerais foi conquistada com aproximadamente 60 mil votos. Na Câmara Federal, o único eleito foi Igor Timo, também com o mesmo número.