Bastidores 03/03/22

O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços, Minas e do país.

PRÉ-CANDIDATURAS
No último domingo, a revista One Weekend publicou uma reportagem especial com uma análise do cenário pré-eleitoral de 2022 para Poços de Caldas. Por uma falha no momento do fechamento, deixamos de publicar o posicionamento do PT de Poços de Caldas a respeito das pré-candidaturas de Cacá D´Arcádia, Diney Lennon e de uma possível candidatura coletiva de Edna Leite deliberadas pela executiva municipal e da pré-candidatura da ex-vereadora Ciça, apresentada pela executiva estadual.

POSICIONAMENTOS 1
Sobre o assunto, Tiago Mafra, secretário geral do PT de Poços de Caldas, informou em nota, que “a Comissão Executiva do PT Poços de Caldas reconhece como apresentadas formalmente as pré candidaturas de Cacá D´arcadia (Estadual) e Diney Lenon (Federal), no Encontro Municipal em fins de 2021, e de Edna Leite (Estadual), como candidatura coletiva, apresentada em reunião de diretório de janeiro de 2022”.

continua depois da publicidade

POSICIONAMENTOS 2
A nota diz ainda que “pelo histórico do PT, primamos pela construção coletiva e vida partidária orgânica, elementos presentes na vida dos três militantes que pleiteiam vagas ao legislativo no pleito de 2022. Posteriormente, os nomes são submetidos à instância estadual, estatutariamente responsável pelas aprovações, respeitando democraticamente as construções regionais”.

REVISTA
A One Weekend do último domingo segue disponível na íntegra através deste link.

AUSÊNCIA DE DETALHES
Ao lermos o Plano Municipal de Turismo, é possível observarmos a fragilidade do estudo que custou aos cofres públicos R$ 90 mil. O plano cita que Poços de Caldas possui 64 agências de viagens, porém não detalha o nome das mesmas e outras informações básicas para a finalidade turística. Deixa de citar em seu texto, por exemplo, quais agências e empresas da cidade estão no Cadastur, maior cadastro ligado ao turismo no Brasil.

CADASTUR
O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. É o principal indicador turístico da realidade de um município e deveria minimamente servir de referência para elaboração de um Plano Municipal de Turismo.