Bastidores 02/08/22
O jornalista Rodrigo Costa comenta os principais fatos dos bastidores de Poços de Caldas e região.
NOVOS CANDIDATOS
As convenções partidárias realizadas em Belo Horizonte no último fim de semana incluíram no cenário político de Poços de Caldas novos concorrentes para as eleições de outubro. A surpresa ficou por conta da candidatura a deputado estadual do vereador Silvio de Assis, o Silvio Veio (MDB). Já o PDT registrou Gabriel Vilas Boas como candidato a deputado federal, que concorrerá com o número 1221 a uma vaga na Câmara dos Deputados.
RETROSPECTO
Silvio Veio foi eleito para um primeiro mandato na Câmara Municipal de vereadores em 2020 com 533 votos. Já Gabriel Vilas Boas concorreu ao cargo de vereador em 2016, quando obteve 80 votos. Em 2020 tentou novamente, terminando a corrida eleitoral com 91 votos. Em 2018, porém, já havia tentado uma cadeira no Congresso. Sem sucesso, obteve 2.492 votos.
continua depois da publicidade
CADEIRAS
Tanto o MDB de Silvio Veio quanto o PDT de Gabriel Vilas Boas contam com fortes concorrentes internos que tornam ambas as vitórias uma missão impossível. Enquanto o primeiro precisará alcançar uma média de 35 mil votos para se eleger, o segundo precisará conquistar a confiança de aproximadamente 60 mil eleitores. Isso, claro, se a puxadora da legenda, a vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert, conseguir alcançar a incrível marca de 300 mil votos, tornando-se uma puxadora da sigla.
SEM SUPRESAS
No sábado, 30, o Progressistas confirmou a candidatura de Regina Cioffi para deputada estadual com o número 11100. O Solidariedade homologou o sindicalista Ademir Angelini para estadual com o número 77200 e Rafael Cândido para federal com o número 7778. Já a Federação PSOL-Rede homologou a candidatura do vereador Lucas Arruda para federal, que concorrerá com o número 1835.
MOÇÃO
Os vereadores Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB), Claudiney Marques (PSDB), Roberto Santos (PRB) e Wellington Paulista (União Brasil) apresentarão na sessão ordinária da Câmara de hoje, 2, uma moção de solidariedade ao secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB) e a todos os profissionais do SUS. No momento em que a saúde da cidade alcança seu pior desempenho histórico, em que pessoas sofrem por falta de leitos, em que famílias não conseguem acesso a prontuários de parentes falecidos, em que falta medicamentos na rede pública e em que contratos estão sendo investigados pela CPI, ambos os parlamentares abusam da inteligência do povo, dando de ombros para a população e se preocupando apenas em fazer politicagem barata.
DICIONÁRIO I
Puxa-Saco – Adjetivo e substantivo de dois gêneros. Que ou aquele que bajula; bajulador.
DICIONÁRIO II
Bucéfalo – Cavalo de Batalha.