Banco Central pretende lançar PIX Automático em 2023

Ferramenta permite a realização de pagamentos recorrentes no sistema de pagamento instantâneo

continua depois da publicidade

O Pix Automático, ferramenta que permite a realização de pagamentos recorrentes no sistema de pagamento instantâneo, é o principal produto a ser trabalhado em 2023, afirma o Banco Central (BC).

Em nota sobre a 18ª reunião plenária do Fórum Pix, o BC informa que, entre as novidades para 2023, está previsto também um dispositivo de segurança para coibir o uso de contas de “laranjas”.

O comitê consultivo permanente coordena diversos agentes de mercado na construção participativa e transparente do Pix; o objetivo é discutir a agenda evolutiva do meio de pagamento e apresentar novos serviços em desenvolvimento.

PIX Automático
De acordo com o BC, o Pix Automático vai atender a pagamentos recorrentes, como serviços públicos e outras contas que exigem pagamentos periódicos, como escolas, academias, assinaturas, serviços de streamings, entre outros.

A autarquia diz que a nova função será similar ao que ocorre no débito em conta atualmente, mas sem depender de convênios bilaterais, com uma experiência de uso padronizada com os recursos do Pix.

continua depois da publicidade

Segurança
Outra prioridade do BC em 2023 é um novo dispositivo de segurança para evitar fraudes. Atualmente, diz o BC, qualquer conta usada para fraudes, as conhecidas “contas laranjas”, ficam marcadas como suspeitas.

A partir do ano que vem, os CPFs dos donos serão identificados sob suspeita, o que, na visão do BC, aumenta a segurança, evitando que esses “laranjas” continuem criando e usando novas contas para fraudes.

Também está previsto o desenvolvimento de uma nova versão do Mecanismo Especial de Devolução, o MED 2.0, para aumentar a eficácia do sistema de devolução de recursos que foram objeto de fraude.