Cinco dicas para aumentar o engajamento do e-mail marketing
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O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing digital, financeiramente acessível, podendo ser personalizada ou utilizada para disparos em grupos, com o intuito de incentivar vendas e relacionamento com os clientes.
Segundo a 11ª pesquisa anual de marketing de conteúdo, do Content Marketing Institute (julho 2020), o e-mail é considerado um dos métodos mais usados no marketing de conteúdo. O estudo aponta que 87% dos comerciantes B2B usam o e-mail como principal canal de distribuição.
No entanto, essa ferramenta possui desafios devido ao aumento da competição pela atenção dos clientes no espaço da sua caixa de entrada.
A especialista de Marketing e Brand Manager da Sendinblue, Laura Parra, compartilha cinco dicas para garantir uma estratégia de e-mail marketing eficaz:
- Filtre a comunicação: antes de tudo é necessário segmentar sua mensagem de acordo com cada perfil de cliente. É importante não enviar a mesma mensagem para toda sua base, pois ela não fará sentido para todos os usuários ao mesmo tempo. Quanto mais segmentada sua mensagem, mais chances de sucesso em uma conversão.
- Esteja presente: entenda quais datas são importantes para o seu cliente. E-mail marketing personalizado de aniversário, e-mail de retrospectiva de final de ano ou até e-mail comemorando um ano de relacionamento com a marca, podem ser estratégias para garantir estar presente na memória do consumidor.
- Seja objetivo: ninguém gosta de perder tempo com leituras desnecessárias e redundantes. Quando bombardeado com frequência por mensagens excessivas, o usuário pode recorrer ao descadastramento.
- Teste novidades: o e-mail marketing é uma ferramenta muito importante na comunicação com os clientes, mas não pode ser a única forma de comunicação. Testar disparos em outras plataformas pode ser uma opção para endossar a mensagem e reforçar a presença de marca.
- Crie um CTA: o CTA (call-to-action) é um termo de marketing para incentivar uma resposta ou venda imediata. Essa técnica pode ser textual ou visual. Por exemplo: um botão, um gif, um vídeo rápido ou uma imagem clicável. O importante é atrair o cliente imediatamente.