Atropelamentos de animais é tema de debate
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, nesta terça-feira (22/10/19), o atropelamento de animais silvestres nas rodovias que cortam o Estado. A reunião, solicitada pelos deputados Noraldino Júnior (PSC) e Osvaldo Lopes (PSD), será às 18h no Auditório do andar SE da Casa Legislativa.
De acordo com justificativa contida no requerimento para a reunião, mais de 15 animais morrem por segundo nas estradas brasileiras, o que leva ao número de mais de um milhão de mortes diárias. Além de prejudicar a fauna silvestre e comprometer o equilíbrio de ecossistemas, os atropelamentos acarretam ainda, conforme ressalta o texto da justificativa, acidentes muitas vezes fatais também aos seres humanos.
Assim, o objetivo do encontro é debater a necessidade de um diagnóstico do problema nas rodovias mineiras, mapeando os locais com maiores índices de atropelamentos, e discutir soluções para a situação. Conforme informações do requerimento, algumas soluções possíveis, já realidade em outros países, são, por exemplo, a construção de passagens de fauna e a implantação de redutores de velocidade para os veículos.
Os parlamentares querem debater, ainda nesse contexto, a inserção de cláusulas relativas ao assunto em processos de licitações e licenciamentos ambientais. Também deve ser discutida a possibilidade de licenciamentos corretivos, ou seja, a adequação de contratos e autorizações já em andamento, nos casos onde há altos índices de atropelamentos.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.