Atendimentos dos NAF do Sul de Minas representam mais de 40% do Brasil

Instituições de ensino situadas na região realizaram 141.391 atendimentos

continua depois da publicidade

Em 2023, os atendimentos do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) em todo o país atingiram a marca de 345.869 atendimentos.

Dentre estes, 141.391 foram prestados pelos NAF das Instituições de Ensino situadas no Sul de Minas, o que representa mais de 40% do total de atendimentos do Brasil.

No ranking de atendimentos em 2023 no Brasil, os NAF do Sul de Minas ocupam três dos cinco primeiros lugares: 1º Unis (Varginha), 3º Unifenas (Alfenas) e 5º Unifal (Varginha).

Os principais serviços prestados foram relativos a CPF, declaração de IRPF, declaração do MEI e declaração do ITR.
Entre as instituições de ensino que prestaram mais atendimentos aparecem ainda: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Campus Machado (17º lugar), UNIVAS de Pouso Alegre (18º lugar) e UNINCOR de Três Corações (20º).

A cada ano o número de atendimentos aos cidadãos cresce e supera as expectativas. O número de atendimentos presenciais e a distância dos NAF, tem como consequência a redução da procura de orientações nas Agências e no CAC da Receita Federal, reduzindo o tempo de espera para os cidadãos.

Existem atualmente 35 NAF nas instituições de ensino parceiras na região da Delegacia da Receita Federal no Sul de Minas, que contempla 158 municípios. Todos estão em plena atividade.

Sobre o NAF
O NAF é um acordo de cooperação entre a Receita Federal e Instituições de Ensino que busca disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de diversos cursos, tais como Ciências Contábeis, Administração, Direito, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.