Presidente da Assodantas morre após infarto
João Batista Piva faleceu no domingo, após passar mal em casa
Foi sepultado na manhã de ontem, João Batista Piva, 53, no Cemitério da Saudade. Ele presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’antas (Assodantas) e morreu no domingo, 7, vitimado por um infarto agudo do miocárdio, após passar mal em casa, onde se encontrava ao lado da família.
Casado e pai de um filho, João Piva era muito conhecido pelas atividades que desenvolvia no setor cafeeiro junto a pequenos produtores, no bairro rural Córrego D’Antas, em Poços de Caldas. A Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’antas foi criada em março de 2004 para unir os produtores rurais da comunidade rural do Córrego D’antas, onde originalmente instalaram-se diversas familiares descendentes de italianos.
Atualmente, a comunidade do Córrego D’Antas é constituída por propriedades pequenas e médias de agricultores familiares. Em maio de 2006 aquela associação foi legalmente constituída e no ano seguinte iniciou o processo de certificação no Mercado Justo, fazendo com que, em 20-09, tivesse a Assodantas sido auditada pela Flo-Cert, órgão ligado à Fair Trade, recebeu o certificado e realizou sua primeira venda dos cafés de seus associados.
A entidade é formada por cerca de 70 cafeicultores, entre eles, proprietários, meeiros e arrendatários que têm o café arábica como principal produto gerador de renda. É uma das 15 associações de produtores brasileiros Fair Trade Certified que participaram do projeto Responsible Sourcing Partnership projetado para melhorar a qualidade do café brasileiro, aumentar as ligações de mercado e a capacidade de produção.
LUTO OFICIAL
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de João Batista Piva, presidente-fundador da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego D’Antas. O decreto 11.970 será publicado no Diário Oficial do Município de hoje, 9.
O decreto leva em consideração os inestimáveis serviços prestados por João Piva à comunidade, como membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; sua destacada atuação como fundador e primeiro presidente da Assodantas, no país e no exterior na busca da certificação Fair Trade e a importância de Piva como produtor rural.