As 7 cidades mais frias da Rússia
Invernos longos, ventos fortes e temperaturas extremamente baixas são características destes locais
1. Verkhoiansk
Na Iakútia, a região mais fria da Rússia, as temperaturas de inverno costumam girar em torno de -40°C ou até menos.
Mas a recordista local é as cidade de Verkhoiansk, localizada acima do Círculo Polar Ártico. A temperatura recorde de -67,7°C já foi registrada lá, e a temperatura média anual é de cerca de -15°C.
Em 2020, entretanto, uma onda de calor extrema trouxe temperaturas elevadas — chegando a impressionantes 38°C.
A cidade em si é pequena, com uma população de menos de 800 habitantes.
2. Norilsk
É uma das cidades mais ao norte do mundo e uma das maiores acima do Círculo Polar Ártico. Mais de 175.000 pessoas vivem e trabalham ali.
As condições de vida são, como se pode imaginar, muito severas. E pior: além dos invernos longos e com muita neve, ventos fortes sopram sem parar.
A temperatura média anual é de -9,6°C e o recorde de geadas é de -53,1°C. O verão também é frio, embora haja duas ou três semanas realmente quentes.
3. Pevek
A cidade mais setentrional da Rússia está situada na costa do estreito homônimo em Tchukotka. Aproximadamente 4.500 pessoas vivem em Pevek.
O clima é praticamente o mesmo de Norilsk. Além dos invernos frios, os moradores locais enfrentam um dos ventos mais fortes, chamado “iujak”, que pode literalmente derrubar qualquer um.
4. Dudinka
Esta pequena cidade banhada pelo rio Ienissei tem 20.000 habitantes. Ela abriga o porto marítimo internacional mais ao norte da Rússia, que opera o ano todo, independentemente do clima.
É a cidade mais próxima de Norilsk, com apenas 90 quilômetros entre as duas. O inverno é tão longo e frio quanto, mas o recorde de temperatura é um pouco menor: -56,1 °C.
5. Iakutsk
A capital da Iakútia é construída sobre permafrost (solo permanentemente congelado). Mais de 380.000 pessoas vivem na cidade, que continua se expandindo.
O clima é acentuadamente continental: no inverno, costuma fazer -50 °C ou menos, enquanto, no verão, pode esquentar até 30°C. No inverno, além das geadas, a neblina espessa geralmente desce sobre a cidade.
6. Salekhard
Esta é a única cidade do mundo pela qual passa a linha do Círculo Polar Ártico (66°32′). Os invernos são longos, com neve por cerca de 200 dias ao ano.
A temperatura frequentemente cai abaixo de -30°C e, às vezes, chega até -50°C.
Não há grandes indústrias; a maioria dos habitantes realizam trabalho comum em escritórios, escolas, lojas e também desenvolvendo o turismo.
7. Vorkuta
A cidade mais oriental da Europa e a quarta maior cidade acima do Círculo Polar Ártico (com mais de 50.000 habitantes) é conhecida como um lugar onde se extrai carvão.
O inverno dura cerca de oito meses, mas geadas podem ocorrer até no verão. Embora a temperatura média anual seja de -5,3°C, já foram registradas geadas abaixo de -50°C em Vorkuta.
• Material produzido pelo projeto Russia Beyond, com autorização para o Jornal da Cidade. Confira aqui o link original.