Prefeitura diz que irá replantar duas árvores a cada uma retirada na Avenida João Pinheiro
Corte de árvores tem gerado vários reclamações
continua depois da publicidade
A Prefeitura iniciou os trabalhos visando a revitalização da Avenida João Pinheiro, principal ligação entre a região oeste e o centro de Poços de Caldas.
As ações tiveram início com a retirada de várias árvores plantadas às margens da pista sentido centro-bairro, o que tem gerado protestos e reclamações.
No entanto, a Prefeitura aponta que trata-se de ação planejada, visando adequação urbanística das espécies.
Atualmente, a avenida conta com árvores de grande porte, de espécies inadequadas, cujas raízes crescem lateralmente, danificando calçadas e asfalto.
A Prefeitura argumenta ainda que a retirada visa ainda a integridade física dos usuários da avenida, já que as árvores encontram-se em posição de desequilíbrio, pendendo para a pista, e não para o leito do rio.
Trata-se de árvores antigas, que colocam a população em risco. Segundo ela, laudos apresentados pela equipe técnica da Secretaria de Serviços Públicos atestam que as árvores apresentam risco de queda, como ocorreu no final do ano passado, atingindo um carro e o motorista, que trafegavam pela pista.
continua depois da publicidade
Replantio de mudas
O secretário Celso Donato disse que para cada árvore retirada na Avenida João Pinheiro, serão plantadas outras duas, de espécie adequada ao local, de médio porte, que apresentam floração exuberante.
O plantio deverá ser feito assim que as calçadas forem recuperadas, já que boa parte delas apresenta ondulações em alguns trechos e em outros, estavam arrebentadas pela ação das raízes das árvores.
A retirada foi discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), em novembro do ano passado, quando foi apresentado o projeto de revitalização da avenida, acompanhado pelos laudos técnicos que apontavam problemas na grande maioria das árvores.
Os membros do conselho debateram o projeto e em 21 novembro ao ano passado e foi deliberado a favor da revitalização da avenida, com a remoção das árvores sob risco de queda.