Artista plástico de Poços participa de exposição coletiva no MASP

Alexandre Ribeiro apresentou seu mais recente trabalho

continua depois da publicidade

O artista Alexandre Ribeiro, residente em Poços de Caldas, teve seu trabalho mais recente, “Mulher na Moda”, em exposição coletiva no Museu de Arte de São Paulo (Masp), um dos mais importantes do país.

A ilustração digital sobre a temática raça e gênero foi aprovada no edital do Fórum Fashion Revolution 2024 e esteve em exposição coletiva no Masp, na sexta-feira, 22, em evento presencial do Fórum.

A obra nasceu após aula de design ativismo da Escola de Moda Decolonial e faz crítica ao sistema que ainda permite o uso de trabalho análogo ao escravo, trazendo como imagem central a mulher negra e a moda brasileira.

O trabalho do artista pode ser acessado e visto no “Livro Digital do Fórum Fashion Revolution 2024”, lançado na mesma data.

O Fórum Fashion Revolution foi a primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre desafios e práticas afirmativas, como inclusão, equidade e diversidade, dentro do sistema da moda.

“Desenvolver e apresentar de maneira lúdica e artística uma teoria tão temida como é a Semi-ótica é sempre um desafio, principalmente quando signos e significados trazem referências racistas. Arte, soluções, investimentos, atitudes e coletividade reuniram pessoas queridas e de sucesso do universo da Moda Decolonial”, destaca Alexandre.

Ele esteve com Marisa Moura (artesã delegada do artesanato paulista), Maria do Carmo Paulino dos Santos (pesquisadora em Teoria e História do Design e em Comunicação e Semiótica), Isa Isaac Silva (designer de moda) e Ana Paula Xongani (multiempresária nas áreas de comunicação e moda, cofundadora e estilista do “Ateliê Xongani”). No dia 2 de dezembro, as ilustrações poderão ser vistas em exposição na Casa Indie, na Vila Madalena, em São Paulo.

Quem é quem
Aos 59 anos, o caiçara Alexandre Ribeiro está envolvido com os mais variados tipos de arte desde muito cedo. Cursou arquitetura, design gráfico, é técnico em visagismo e cosmetologia.

Tem 42 anos de DRT e SATED/SP como modelo. Atualmente, atua como image maker, modelo, estilista, figurinista, produtor de moda, cabeleireiro, maquiador e está conselheiro suplente da cadeira de Moda no Consec/MG.

Desde sua vinda para Poços de Caldas, em 2005, e de sua convivência de 20 anos com o artista plástico Marcelo Abuchalla, com quem é casado, despertou também para a arte da curadoria.