Artista de Poços insere a viola caipira em vários estilos musicais e artísticos
Wanderson Lima coloca o instrumento como protagonista da criação artística
continua depois da publicidade
O músico Wanderson Lima tem movimentado o cenário cultural de Poços de Caldas de maneira diferente e inusitada, colocando esse instrumento e seu repertório em eventos como carnaval, natal e peças teatrais.
Violeiro e compositor, Wanderson é formado em Educação Musical, pós-graduado em música e cognição e arte e educação. Ele tem a viola caipira como instrumento musical de escolha e de trabalho.
Como instrumentista, o violeiro já participou dos principais eventos do instrumento e venceu importantes festivais ,como o FEVIMA (Mauá-SP) e o Prêmio Jequiibal (Vinhedo-SP), é fundador da Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Poços de Caldas (atualmente, Grupo de Viola de Poços de Caldas), violeiro na Orquestra Violas e Violinos, músico da banda do cantor Ronchini, instrumentista solo, professor de viola caipira e agente cultural.
Arte das 10 cordas
Como professor de viola, Wanderson Lima já transmitiu o que ele chama de arte das 10 cordas para centenas de alunos, vários deles se tornaram violeiros com destaque no cenário musical, através da Academia da Viola, um espaço cultural destinado ao ensino, encontros e eventos voltados ao instrumento.
Ao lado de Cecilia Claudiano (Cecy Viola), Maria Lúcia Paula ( Lucy Viola), Tainara (Mel Becker Viola) e Paulo Rita Silva (Paulinho Silva) possui o grupo de violas de Poços de Caldas com apresentações na cidade e na região com o repertório voltado à música raiz.
continua depois da publicidade
Mas é na diversidade de propostas com a viola que o trabalho do músico se destaca. Apresentações diferentes e inusitadas, como o Carnaroça, uma verdadeira folia caipira com clássicos sertanejos em ritmo de samba e axé, o show “Outros Ares” com clássicos do Pop Rock nacional tocados por um grupo de viola caipira e as apresentações com temáticas caipiras, como “O Natal do Senhor Brasil”, um presépio musical que contava o nascimento de Jesus através de poemas e versos de Rolando Boldrin.
Muitos desses trabalhos são desenvolvidos graças às parcerias, que segundo, Wanderson, são fundamentais para a realização desses trabalhos.
Ele também já realizou peças teatrais e apresentações em es-colas, asilos e creches, utilizando bonecos, fantoches e mamulengos, sempre enfocando a cultura raiz e a viola caipira.
Outros trabalhos
Ao lado da cantora Fernanda Rossi (Nanda Rossi) e o músico e produtor musical, Gilson Ghigiarelli realiza o projeto Rock das Kids, tocando canções de Rita Lee na Viola Caipira.
Seus trabalhos mais recentes tem enfoque na integração das artes, como o Festa Mirabel um show musical baseado nos anos 80 e 90 e o projeto Nostalgia Sertaneja.
Com o seu trabalho autoral em fase de término de produção, Wanderson pretende lançar ainda esse ano uma música e um clipe musical em homenagem a Poços de Caldas, que apesar de não ter nascido, o artista considera como a sua cidade.