App LEIA_ME! conecta leitores e facilita troca de livros
Aplicativo foi desenvolvido na Biblioteca Centenário, na Urca
Poços de Caldas vai ter em breve uma rede social que promete encurtar distância entre amantes da literatura, o LEIA_ME!.
O aplicativo é um produto cultural desenvolvido no BiblioArte LAB, laboratório comunitário de inovação em leitura e bibliotecas, idealizado pela Casa da Árvore, e que funciona na Biblioteca Centenário.
Segundo os desenvolvedores, com o LEIA_ME!, os usuários vão poder encontrar facilmente pessoas nos arredores que possuam um livro que desejam ler, podendo tomá-lo emprestado ou mesmo trocar por outra obra.
“Tudo funciona com base nas listas de desejos de leitura e oferta de livros que as pessoas poderão criar no aplicativo. Com base nestes dados e da geolocalização dos usuários, vamos aproximar pessoas, criar conexões sociais e impactar na cultura literária das comunidades”, adianta Rodrigo Silva, desenvolvedor e um dos fundadores da Kapibara Software, empresa responsável pela etapa final da criação do aplicativo.
INTERAÇÃO
De acordo com ele, os usuários vão poder também interagir entre si, por meio do bate-papo do app, para trocarem informações sobre suas experiências de leitura. O LEIA-ME está em fase de testes. Inicialmente, o aplicativo vai estar disponível para celulares com sistema operacional Android, podendo ser baixado gratuitamente.
O projeto tem investimento da própria Casa da Árvore, do Programa Iberoamericano de Bibliotecas e do DME, além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Poços tem se destacado nacional e internacionalmente em inovação no que se refere à leitura, bibliotecas e negócios criativos.
Aqui, foram já criados empreendimentos como o maior clube de assinatura de livros infantis do país, a Leiturinha, e o BiblioArte LAB, iniciativa brasileira integrante do Programa Iberamericano de Bibliotecas, promovido pela Unesco.