Aneel sugere aumento médio de 7,53% para DME Distribuição

Reajuste, caso aprovado, entra em vigor em novembro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um aumento médio de 7,53% nas tarifas da DME Distribuição,em Poços de Caldas.

Para consumidores conectados à alta tensão, a alta seria de 7,47%, e pa-ra a baixa tensão, de 7,57%. O aumento está relacionado à revisão tarifária periódica da companhia, processo que é realizado a cada cinco anos para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão.

A proposta ficará aberta em consulta pública entre hoje, 26, a 9 de outubro, com reunião virtual no dia 17 de setembro. Se aprovado, o índice entra em vigor a partir de 22 de novembro.

A consulta também discutirá os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) para o período de 2021 a 2025.

COVID-19
A pandemia de Covid-19 contribuiu para amenizar o impacto da revisão em -12,12%, proporcionando amortecimento significativo dos índices de revisão a serem percebidos nas contas dos consumidores atendidos pela distribuidora. É importante ressaltar que os índices em consulta são preliminares.

Os valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor em 22 de novembro deste ano.

Revisões tarifárias estão previstas nos contratos de concessão de cada distribuidora. Elas são realizadas a cada cinco anos, em média, com a parti ração dessas empresas. Interessados devem enviar suas contribuições até 9 de outubro via formulário eletrônico que será disponibilizado no site da agência.