Alcoa Poços inicia primeiro ciclo de testes do projeto Filtro Prensa

O Projeto Filtro Prensa é uma das mais modernas tecnologias existentes no mundo

Com o primeiro ciclo de testes de comissionamento com lama do Projeto Filtro Prensa para disposição do resíduo seco de bauxita, a Alcoa Poços de Caldas entra em uma nova era de inovação e sustentabilidade.

Depois de um ano de obras, no dia 1º de agosto foram iniciados os testes de comissionamento com resíduo do primeiro filtro do projeto que marca a mudança de tecnologia de disposição de resíduos de bauxita na Alcoa Poços de Caldas.

continua depois da publicidade

TECNOLOGIA
Resultado de sete anos de estudos, o Projeto Filtro Prensa é uma das mais modernas tecnologias existentes no mundo.

A Unidade de Poços de Caldas é a primeira no Brasil e a terceira da Alcoa no mundo a operar esta inovação tecnológica, já implantada com sucesso em duas localidades da Companhia na Austrália.

De acordo com o cronograma da obra, no dia 31 de agosto serão iniciados os comissionamentos com resíduo do Filtro 2 e, no dia 29 de setembro, do terceiro e último filtro.

Em outubro haverá testes com os três filtros em operação. A inauguração do projeto será em novembro, como parte das comemorações dos 150 anos de Poços de Caldas.

Filtro Prensa exigiu um investimento de R$ 330 milhões na implantação de uma planta de filtração na Refinaria, que gera o resíduo seco, com apenas 30% de umidade, equivalente à umidade natural do solo.