Abrael: mercado brasileiro de luxo deve crescer 3% até 2025
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Dados da Abrael (Associação Brasileira de Empresas de Luxo) demonstram que o mercado nacional de bens de luxo faturou US$ 5,226 bilhões (R$ 27,22 bilhões) em 2020, resultado de um desempenho positivo, diferentemente do vivenciado por empresas de outros segmentos ao longo da pandemia da Covid-19. Para daqui a dois anos, em 2025, a entidade prevê a expansão de pelo menos 3%.
Em 2021, as vendas de artigos de alto padrão cresceram 51,74% em relação ao ano precedente. Os indicativos da entidade apontam que as medidas de quarentena e isolamento social podem estar por trás do fenômeno, que foi observado em plena pandemia. Isso porque, diante da impossibilidade de viajar para o exterior, os brasileiros com maior poder aquisitivo passaram a consumir cada vez mais no segmento do país.
Guilherme Tachinardi, CEO da Oscar Freire Consultórios – coworking médico com foco em procedimentos estéticos -, observa que o mercado de luxo no Brasil também teve um crescimento exponencial após a fase mais difícil da crise sanitária.
“As pessoas estão considerando muito mais a experiência da compra ao procurar uma empresa do que somente na aquisição de um produto. Isso refletiu no crescimento da busca por nossos espaços nos últimos anos”, afirma.
A empresa de Tachinardi está localizada na Rua Oscar Freire, entre os bairros de Pinheiros e Cerqueira César (Jardins). O endereço é considerado o mais luxuoso da capital paulista e um dos mais luxuosos do mundo por reunir grifes de moda e espaços de arte e cultura, além da alta gastronomia.
Para se ter ideia, em 2008 uma pesquisa realizada por uma rede de empresas de marketing ligadas à Presénce, desenvolvedora do programa Excellence Mystery Shopping, elegeu a Rua Oscar Freire como a oitava região mais luxuosa do planeta, à frente de lugares como a avenida Champs-Élysées (16ª), em Paris, e a praça do Cassino (12ª), em Mônaco.
Los Angeles (EUA) ficou em primeiro lugar. A pesquisa analisou 500 lojas em 16 cidades, entre elas Beverly Hills (Estados Unidos), Dubai (EAU), Madri (Espanha) e Nova York (também nos Estados Unidos), como mostra uma publicação do jornal Folha de S. Paulo.
Coworking ganha destaque no mercado de luxo
De norte a sul, já há mais de 1,6 mil unidades de coworking espalhadas pelo país, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria imobiliária Newmark e divulgado pela CNN Brasil. Em linhas gerais, a modalidade consiste no compartilhamento de um espaço de trabalho e pode incluir recursos e serviços de escritório, reunindo empresários e profissionais dos mais diversos segmentos e portes.
A popularidade do modelo em todo o mundo é tamanha que, segundo um balanço da IWG (International Workplace Group), as buscas por locais de trabalho coletivo aumentaram 93% no primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.
A análise da empresa responsável pela pesquisa, que gerencia espaços de coworking em todo o mundo, indica que as buscas pelo modelo no Brasil aumentaram 97%. Entre os meses de janeiro e março do último ano, a demanda por salas de reunião no país cresceram 216% – resultado acima da média global, de 166%.
Apesar de não haver dados específicos sobre os coworkings de luxo no país, Tachinardi destaca que esse modelo de trabalho também tem ganhado destaque no mercado de alto padrão, em que os clientes procuram por diferenciais que vão além dos produtos e serviços oferecidos em um espaço popular.
“Em um coworking de luxo da área de saúde, por exemplo, o profissional que aluga um espaço para atender aos seus clientes espera receber uma experiência completa, com o oferecimento de bebidas como espumante e whisky, além da presença de artigos de luxo no espaço”, explica.
Entre as expectativas da marca para 2023, o CEO da Oscar Freire Consultórios conta que a empresa espera ampliar ainda mais a sua rede de consultórios de luxo.
Para concluir, ele destaca que os procedimentos realizados pelos clientes de um coworking de alto padrão podem superar a casa dos seis dígitos em um dia. “Para os negócios do mercado de luxo, é imprescindível oferecer uma venda ‘experiência’, pensada em impactar todos os sentidos dos clientes”, afirma Tachinardi.
Para mais informações, basta acessar: http://oscarfreireconsultorios.com.br