MEC autoriza início do curso de Medicina anunciado em 2013

Aulas começam no dia 20 de dezembro deste ano

A autorização do Ministério da Educação (MEC) publicada ontem, 29, no “Diário Oficial da União”, que autorizou a abertura de vagas para o curso de Medicina no campus local da PUC/Minas, levou o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) a convocar uma coletiva na manhã de ontem, em seu gabinete, oportunidade em que, ao lado do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB) e diretores da PUC/Poços, comemorou a notícia. A universidade anunciou, também, que as inscrições para as primeiras 50 vagas já estarão abertas nesta sexta-feira, 1º.

HISTÓRICO
A decisão do MEC sobre o curso na PUC/Poços ocorre dias depois do anúncio do governo federal, que suspendeu a abertura de novos cursos de Medicina no país pelos próximos cinco anos, mas Mosconi lembrou que a luta pela implantação do curso de medicina em Poços começou há mais de uma décadas e meia, quando a Unifenas tentou abrir um curso em Poços.

O processo de implantação do curso de Medicina começou em 21 de dezembro 2013, quando o município foi escolhido pelo MEC. Em 15 de outubro de 2014, o ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) assinou junto ao governo federal termo de compromisso para instalação do curso.

Em 15 de julho de 2015, o MEC divulgou que a PUC estava entre as universidades selecionadas. Depois, a PUC/Minas chegou a anunciar o início das aulas para o primeiro semestre de 2016, mas a instituição foi atingida por uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de suspender a criação de mais de 2 mil vagas em cursos de medicina no Brasil.

Desde então, a PUC tentava aprovar o processo para iniciar as aulas. Entre os critérios exigidos para a implantação de novos cursos foram considerados itens como o projeto pedagógico e a parceria com a Prefeitura no uso de unidades de saúde.

VESTIBULAR
A seleção dos estudantes para as primeiras vagas será feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos de 2013 a 2016. As inscrições vão até o dia 11 de dezembro e o resultado dos aprovados sai até o dia 15 de dezembro. As aulas começam cinco dias depois, no dia 20.

Das 50 vagas, cinco serão dedicadas a bolsas integrais para candidatos que possuam renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio e que atenda a outros requisitos socioeconômicos. O valor da inscrição é R$ 65, e os estudantes devem se cadastrar pelo site da PUC/Minas. Outras 50 vagas serão abertas no primeiro semestre do ano que vem para contemplar também os estudantes que fizeram as provas do Enem neste ano em curso.

BOLSA INTEGRAL
Nas 50 vagas previstas, já estão inseridas as cinco vagas referentes a bolsas integrais, a serem concedidas pela PUC/Minas aos candidatos inscritos exclusivamente para concorrer às vagas de bolsistas, que tenham sido aprovados no processo seletivo, não sejam portadores de diploma de curso superior e possuam renda familiar mensal, per capita, não superior ao valor de um salário-mínimo e meio. O candidato que desejar concorrer às vagas de bolsistas integrais deverá informar tal condição no formulário de inscrição e se apresentar no campus local da PUC/Minas com toda documentação necessária.

RESULTADO
O resultado do processo seletivo do curso de Medicina será divulgado até 15 de dezembro deste ano. A matrícula dos aprovados em primeira chamada será nos dias 18 e 19 de dezembro, das 8h às 19h. Os aprovados em segunda chamada farão matrícula no dia 20 e 21 de dezembro, no mesmo horário. As aulas se iniciarão em 20 de dezembro e poderão ser interrompidas durante o recesso escolar da universidade, previsto para ocorrer no período entre 23 de dezembro deste ano e 31 de janeiro do ano que vem.

MENSALIDADE
Segundo o pró-reitor Iran Calixto Abrão, o preço da mensalidade do curso de Medicina ainda não está definido, mas deverá custar até R$ 7,1 mil. Ele informou também que ao longo do curso, o valor da mensalidade sofrerá apenas reajustes inflacionários no período.