Projeto em Divinolândia oferece aulas gratuitas de judô e jiu-jitsu
Atualmente, o “Viva ao Esporte” conta com cerca de 200 participantes
continua depois da publicidade
Na busca pela promoção da saúde física e mental, a Associação de Judô de Divinolândia (SP) lançou em 2023 uma nova fase do Projeto Viva Judô, que agora passa a receber um novo nome: Viva ao Esporte.
Apoiada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Instituto Votorantim, a iniciativa oferece aulas gratuitas de judô e jiu-jitsu para alunos entre 4 e 17 anos, com foco no aprimoramento físico, intelectual, emocional e disciplinar.
O projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento educacional e esportivo de crianças e adolescentes no contraturno escolar, promovendo saúde, lazer, senso de comunidade e disciplina.
Atualmente, o “Viva ao Esporte” conta com cerca de 200 participantes. As aulas de judô tiveram início em março de 2022, com as aulas de jiu-jitsu sendo incluídas a partir de abril de 2023.
Os encontros acontecem no distrito de Campestrinho e no centro de Divinolândia, sendo divididos em três turnos (manhã, tarde e noite). O coordenador do Viva ao Esporte, Danilo Pietrucci, explica a importância da expansão e as expectativas para o projeto.
“Com o grande sucesso que tivemos no ano passado, veio a renovação deste projeto, hoje chamado ‘Viva ao Esporte’, com a entrada de uma modalidade ‘irmã’ do judô: o jiu-jitsu. Assim, a ação passa a atender mais crianças de forma totalmente gratuita, incluindo aulas, quimonos, camisetas, mochilas, viagens e lanches. Só temos agradecimentos, e a esperança é de que este projeto dure muitos anos”, celebra.
Ainda segundo o coordenador, o projeto já se destaca pelo engajamento da comunidade e pelos resultados obtidos em um curto espaço de tempo.
Inclusão e expansão
O coordenador também conta que no projeto as artes marciais são ensinadas a alunos com graus diferentes de autismo e os resultados têm sido excelentes.
Em 2021, o Projeto Viva Judô se candidatou para receber recursos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte ao Instituto Votorantim, gestor desse recurso das empresas investidas da Votorantim. Após aprovação em 2022 e desenvolvimento das atividades durante o ano, o projeto foi novamente aprovado em 2023 e, inclusive, ampliado com a entrada do jiu-jitsu.