Ordem do Dia 25/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Há um adágio, afirmando que “a vida imita a arte”. Pode ser. No caso da morte de Prigozhin, o líder do Grupo Wagner, que se rebelou contra Putin, o adágio parece ter sido confirmado.
Foi uma espécie de “crônica de uma morte anunciada”, lembrando a conhecida obra de Gabriel Garcia Márquez.
Ninguém ficou surpreso com o ocorrido. E ninguém acredita que a queda de seu avião teria sido acidental. Até mesmo o presidente Biden, dos EUA, declarou que a morte do homem “não o surpreendia”.
Invariavelmente, os desafetos de Putin morrem, ou são presos para sempre. São diversos os exemplos. Um dos métodos bizarros adotados, para a execução, seria o envenenamento por material radioativo. Cruel.
A publicação estrangeira The Economist, em matéria sobre o assunto, classificou a Rússia como um Estado mafioso, cujo chefe seria Putin. Seria num momento como esse que agradeço por ser brasileiro – e não ucraniano.
Nós temos problemas. Mas nada parecido com esse “encosto” do Putin… Vade retro!
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com